Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27714
Tipo: TCC
Título: Educação financeira e cidadania: uma oficina temática na educação de jovens e adultos no município de Pedra Branca – PB
Autor(es): Silvino, José Mathias Araujo
Primeiro Orientador: Dias, Graciana Ferreira
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar as potencialidades de uma proposta de oficina temática sobre Educação Financeira e Cidadania utilizando atividades investigativas. Para tal, tem-se os seguintes objetivos específicos: elaborar e aplicar atividades investigativas com o uso da Educação Financeira, em formato de oficina, em uma turma de EJA do município de Pedra Branca - PB; refletir sobre o trabalho com as atividades investigativas em Educação Financeira, a partir da descrição da realização da oficina. Quanto à abordagem a pesquisa é caracterizada como qualitativa, e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos para coleta de dados é considerado como um estudo de caso, utilizouse um questionário como instrumento de coleta de dados, e uma sequência didática com a proposta de oficina. Então, para alcançar os referidos objetivos desta pesquisa foi elaborado uma proposta de oficina sobre Educação Financeira e uma roda de conversa, promovendo assim um ambiente de investigação para os alunos da EJA, lhes possibilitando refletir, discutir e analisar de forma adequada as situações financeiras, tornando-os capazes de administrar melhor o dinheiro, e estimulando os jovens e adultos ao consumo consciente. Por fim, concluiu-se que em relação às atividades realizadas durante a aplicação da oficina, a partir de situações do cotidiano, foi possível compreender e aprofundar os conhecimentos sobre Educação Financeira, e o quanto ela é importante para os jovens e adultos. Pois, ao se educar financeiramente torna-se possível ter uma melhor qualidade de vida, tanto hoje quanto no futuro. Portanto, ressaltamos a necessidade que seja trabalhada a temática Educação Financeira e Cidadania no âmbito escolar e, assim poder contribuir para a formação crítica dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This research work has the general objective of analyzing the potential of a thematic workshop proposal on Financial Education and Citizenship using investigative activities. To this end, we have the following specific objectives: to develop and apply investigative activities using Financial Education, in a workshop format, in an EJA class in the municipality of Pedra Branca - PB; reflect on the work with investigative activities in Financial Education, based on the description of the workshop. As for the approach, the research is characterized as qualitative and exploratory. As for the technical procedures for data collection, it is considered a case study, a questionnaire was used as a data collection instrument, and a didactic sequence with the workshop proposal. So, to achieve the objectives of this research, a proposal for a workshop on Financial Education and a conversation circle was prepared, thus promoting an environment of investigation for EJA students, allowing them to reflect, discuss and analyze properly the financial situations, making them able to manage money better, and encouraging young people and adults to conscientiously consume. Finally, it was concluded that in relation to the activities carried out during the application of the workshop, from everyday situations, it was possible to understand and deepen the knowledge about Financial Education, and how important it is for young people and adults. Because, by educating yourself financially, it becomes possible to have a better quality of life, both today and in the future. Therefore, we emphasize the need to work on the theme Financial Education and Citizenship in the school environment and, thus, be able to contribute to the critical formation of students in Youth and Adult Education.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Educação de jovens e adultos
Educação financeira
Oficina didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27714
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josémathiasaraujosilvino_TCC.pdfTCC1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Josémathiasaraujosilvino_TERMO.pdfTERMO264,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons