Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27724
Tipo: | TCC |
Título: | Matemática na EJA : um estudo das perspectivas dos professores sobre o ensino da matemática. |
Autor(es): | Ferreira, Nataniel Da Silva |
Primeiro Orientador: | Coimbra, Wendhel Raffa |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada às pessoas que por algum motivo não conseguiram estudar na idade certa, mostrando-se como uma chance para estes sujeitos concluírem seus estudos. Nessa perspectiva, o professor precisa desenvolver uma metodologia de ensino que considere os saberes prévios dos alunos e também que desperte neles a vontade de estudar, combatendo o desinteresse e a evasão, as principais dificuldades encontradas no ensino da EJA. Com isso, este trabalho possuiu o objetivo geral de investigar as percepções dos professores sobre o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos, a fim de compreender os percursos e percalços do dia-a-dia da sala de aula desta modalidade de ensino. E como objetivos específicos: a) Traçar um perfil dos professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam na escola campo de pesquisa, e suas concepções sobre esta modalidade de ensino; b) Compreender sua proposta pedagógica, destacando seu planejamento e estratégias de ensino; e c) Descobrir as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico que embasou este trabalho encontra-se na legislação vigente, como a LDB (Lei n.º 9.394/96), Constituição Federal (1988), Parecer CNE/CEB nº11/2000, na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (2002) em obras de autores como Fonseca (2009), Santos e Oliveira (2015) e Freire (1996), entre outros. A metodologia empregada neste estudo foi de natureza qualitativa e exploratória, realizada através de uma pesquisa de campo com professores que lecionam na EJA na cidade de Itapororoca – PB. Foi realizado um questionário elaborado para os professores participantes desta pesquisa, aplicados durante os meses de julho a agosto de 2022. Como resultado, percebeu-se que o percurso do ensino na EJA precisa ser desenvolvido através de uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar, e os percalços encontrado |
Abstract: | Youth and Adult Education is a teaching modality aimed at people who for some reason were not able to study at the right age, showing itself as a chance for these subjects to complete their studies. In this perspective, the teacher needs to develop a teaching methodology that considers the students' previous knowledge and also awakens in them the will to study, fighting the lack of interest and the dropout, the main difficulties found in EJA teaching. Thus, this work had the general objective of investigating the perceptions of teachers about the teaching of mathematics in Youth and Adult Education, in order to understand the paths and mishaps of everyday life in the classroom of this teaching modality. And as specific objectives: a) To outline a profile of the teachers of YA who work in the school where the research was carried out, and their conceptions about this teaching modality; b) To understand their pedagogical proposal, highlighting their planning and teaching strategies; and c) To find out the main difficulties faced by the Mathematics teachers in YA. The theoretical framework that supported this work is found in the current legislation, such as the LDB (Law no. 9.394/96), the Federal Constitution (1988), Parecer CNE/CEB nº11/2000, the Curricular Proposal for Youth and Adult Education (2002), and works by authors such as Fonseca (2009), Santos and Oliveira (2015), and Freire (1996), among others. The methodology employed in this study was qualitative and exploratory in nature, carried out through a field research with teachers who teach in EJA in the city of Itapororoca - PB. A questionnaire was elaborated for the teachers participating in this research, applied during the months of July to August 2022. As a result, it was realized that the teaching pathway in EJA needs to be developed through contextualized and interdisciplinary learning, and the obstacles encountered by teachers are in the demotivation on the part of students and school dropout. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Aprendizagem Prática docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27724 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Natanieldasilvaferreira__TCC.pdf | TCC | 781,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Natanieldasilvaferreira__TERMO.pdf | TERMO | 271,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons