Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27727
Tipo: | TCC |
Título: | Matemática recreativa: uma proposta didática a partir da obra “o homem que calculava” de Malba Tahan |
Autor(es): | Lindolfo, Bárbara |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar as contribuições da obra “O homem que calculava” para a realização de atividades voltadas à Matemática Recreativa nas aulas de Matemática. Para tal, elencou-se como objetivos específicos: apresentar as potencialidades da Matemática Recreativa como possibilidade lúdica para o ensino de Matemática; realizar um estudo dos contos presentes na obra “O homem que calculava”, de Malba Tahan, relacionando-os com habilidades voltadas para o Ensino Fundamental; elaborar propostas de sequências didáticas que envolvam a Matemática Recreativa, a partir de contos matemáticos presentes na obra de Malba Tahan. Utilizou os aportes teóricos de Bezerra (2021), Bartlová (2016 apud SILVA; LOPES, 2021), Onuchic (2012), Polya (1995), Tahan (1962; 2012), dentre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como uma pesquisa qualitativa e quantos aos objetivos como exploratória, utilizando como procedimentos a pesquisa documental. Como resultados, destaca-se que a obra “O homem que calculava” possui potencial voltado para a Matemática Recreativa e pode propiciar o planejamento de situações envolvendo o uso de jogos, o ensino investigativo, o uso de tecnologias, a história da matemática e, principalmente, o incentivo à leitura e à escrita nas aulas de matemática. Destaca-se também a contribuição para a formação integral dos sujeitos, ao incentivar o raciocínio lógico, a reflexão, a comunicação e argumentação. |
Abstract: | This work has a general goal to present the contributions of the work “The Man Who Counted” for the accomplishment activities related to Recreational Mathematics into Mathematics classes. Therefore, the following specific objectives were listed: to present the potential of Recreational Mathematics as a playful possibility for teaching Mathematics; carry out a study of the stories present in the work “The Man Who Counted” by Malba Tahan, relating them to skills aimed at Elementary School; to elaborate proposals for didactic sequences that involve Recreational Mathematics, based on mathematical tales present in the Malba’s Tahan work. It used the theoretical contributions of Bezerra (2021), Bartlová (2016 apud SILVA; LOPES, 2021), Onuchic (2012), Polya (1995), Tahan (1962; 2012), among others, in addition to official documents such as the Common National Base Curriculum (2018) and the National Curriculum Parameters (1998). The methodology used for the development of the research is characterized, in terms of its approach, as qualitative research and in terms of its objectives as exploratory, using documentary research as procedures. As a result, it is noteworthy that the work “The Man Who Counted” has potential for Recreational Mathematics and can provide the planning of situations involving the use of games, investigative teaching, the use of technologies, the history of mathematics, and, above all, encouraging reading and writing in math classes. The contribution to the integral formation of subjects is also highlighted, by encouraging logical reasoning, reflection, communication, and argumentation. |
Palavras-chave: | Matemática recreativa Malba Tahan O homem que calculava Resolução de problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27727 |
Data do documento: | 2-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bárbaralindolfo_TCC.pdf | TCC | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Bárbaralindolfo_TERMO.pdf | TERMO | 193,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons