Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2773| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso de jogos educacionais nas escolas: uma abordagem sobre o GCOMPRIS |
| Autor(es): | Oliveira, Fábio Júnio de |
| Primeiro Orientador: | Leite, Ivonaldo Neres |
| Resumo: | O presente trabalho aborda a temática dos jogos educacionais como um recurso didáticometodológico usado pelos professores no seu trabalho pedagógico. Neste sentido, o artigo tem como objeto de estudo o jogo GCompris, um software interdisciplinar indicado para crianças entre dois e dez anos de idade. O objetivo do artigo é descrever o funcionamento do GCompris e as abordagens a seu respeito. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma amostra constituída de trinca e cinco artigos em língua portuguesa e estrangeira. Dentre os resultados, constatou-se, por exemplo: 1) que o GCompris é fácil de ser utilizado, graças a sua interface que apresenta uma visão clara e simples; 2) pode despertar curiosidade, motivação e interesse, tornando a aprendizagem atrativa e divertida; 3) possui o código-fonte aberto, o que permite ao usuário modificar o software de acordo com as suas necessidades; 4) para que o uso do GCompris seja produtivo do ponto de vista do ensinoaprendizagem, é fundamental, no entanto, o seu uso adequado, com acompanhamento. |
| Abstract: | The present work addresses the issue of the educational games as a didactic-methodological strategy used by teachers in their pedagogical work. In this sense, the article focuses as object of study the GCompris game, an interdisciplinary software indicate for children between two and ten years old. The objective of the article is to describe the operation of GCompris and approaches about it. Therefore, methodologically, it was accomplished a bibliographical revision from a sample of thirty-five articles in Portuguese and foreign languages. Among the results, it was found, for example: 1) the GCompris is easy to use, since its interface provides a clear and simple vision; 2) it can arouse curiosity, motivation and interest, making learning an attractive and fun activity; 3) the GCompris has its open source code, which allows the user to modify the software according to his needs; 4) the productivity of GCompris game for teaching and learning depends on its correct use, which demands specialized orientation. |
| Palavras-chave: | Jogos educacionais Uso de Software Técnicas de Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2773 |
| Data do documento: | 8-Jun-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FJO12062016.pdf | 580,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
