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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27737
Tipo: | TCC |
Título: | A invisibilidade das mulheres na matemática : um estudo de caso desde dos primórdios até a contemporaneidade |
Autor(es): | Lima, Renata Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | O gênero e suas expressões transcorrem através de construções sociais em diferentes ambientes intrínsecos na sociedade. Com esta percepção, esta pesquisa teve por objetivo abordar o tema desigualdade de gênero, mas especificamente, na Matemática, na qual a desigualdade emana desde dos tempos dos primórdios até os dias atuais. A pesquisa baseou-se na história de três mulheres Sophie Germain, Amalie Emmy Noether e Mileva Maric Einstein, matemáticas que ultrapassaram costumes e barreiras sociais, trazendo grandes contribuições na história da Matemática, porém seus nomes foram ocultados. Além disso, com intuito de expandir esse estudo até os dias atuais, foi feito uma entrevista com professoras que atuam ou que já atuaram no Ensino Médio, em escolas em rede pública dos municípios de Rio Tinto - PB e Mamanguape-PB, a fim de identificar as relações associadas ao gênero ao longo da sua trajetória acadêmica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracterizou-se, em relação aos procedimentos técnicos utilizados como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram entrevistas gravadas com cinco professoras do Ensino Médio, a entrevista foi dividida em quatro momentos, apresentação das professoras, a escolha pela profissão, reflexões sobre a maneira em que os alunos contemplam a disciplina de Matemática e suas respectivas opiniões acerca da desigualdade de gênero ser abordado no âmbito educacional. Com relação aos resultados, observou-se que todas as professoras vivenciaram de forma direta a desigualdade e a tentativa de inferioridade em relacionar a figura fermina a Matemática. Verificou-se ainda, que em pleno século XXI a desigualdade de gênero é algo presente em todos os níveis de ensino, onde as situações preconceitos e desigualdade, encontram-se muitas vezes disfarçadas ou até mesmo invisíveis aos olhos da sociedade. |
Abstract: | Gender and its expressions occur through social constructions in different intrinsic environments in society. With this perception, this research aimed to address the theme of gender inequality, more specifically, in Mathematics, in which inequality emanates from the earliest times to the present day. The research was based on the story of three women Sophie Germain, Amalie Emmy Noether and Mileva Maric Einstein, mathematicians who overcame customs and social barriers, bringing great contributions to the history of Mathematics, but their names were hidden. In addition, with the aim of expanding this study to the present day, an interview was carried out with teachers who work or who have already worked in high school, in public schools in the municipalities of Rio Tinto - PB and Mamanguape-PB, in order to identify the relationships associated with gender throughout their academic career. The methodology used for the development of the research was characterized in relation to the technical procedures used, such as bibliographical research and case study. The instruments used in the research data collection were recorded interviews with five high school teachers, the interview was divided into four moments, presentation of the teachers, choice of profession, reflections on the way in which students contemplate the subject of Mathematics and their respective opinions about gender inequality being addressed in the educational field. With regard to the results, it was observed that all teachers directly experienced inequality and the attempt at inferiority in relating the feminine figure to Mathematics. It was also found that, in the 21st century, gender inequality is something present at all levels of education, where situations of prejudice and inequality are often disguised or even invisible in the eyes of society. |
Palavras-chave: | Mulheres na matemática Desigualdade de gênero Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27737 |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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