Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27738
Tipo: TCC
Título: Desigualdades entre os membros das inequações : um estudo com o material manipulável balança de dois pratos
Autor(es): Souza, Ana Maria Cecília Feitosa de
Primeiro Orientador: Soares, Agnes Liliane Lima
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades e limitações da utilização do material manipulável balança de dois pratos para o estudo de Álgebra nas desigualdades entre os membros das inequações do 1° grau, de modo a construir o conhecimento matemático, a desigualdade entre os membros das inequações nos alunos e conduzi-los ao aprendizado de forma lúdica. A elaboração dos conceitos apresentados e da atividade desenvolvida através do material manipulativo tiveram como base o referencial teórico de Rêgo e Rêgo, Lorenzato, Usiskin, entre outros autores. O material manipulável, balança de dois pratos, foi aplicado para os alunos do 7° ano dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvido em uma escola privada situada no município de Mamanguape – PB. A metodologia utilizada em relação aos objetivos foi a descritiva e quanto aos procedimentos técnicos, foi utilizado um estudo de caso. Observou-se que no primeiro momento boa parte dos alunos apresentaram dificuldades na disciplina de matemática, principalmente nos conteúdos algébricos, tomando como foco nessa pesquisa as desigualdades entre os membros das inequações, entretanto, após a aplicação do material manipulativo, aconteceu uma interação ativa e uma aula lúdica, proporcionando um aprendizado significativo para os alunos. O trabalho proporcionou uma melhoria na compreensão dos conceitos de inequação e podemos observar as potencialidades e limitações da balança de dois pratos para a aprendizagem das desigualdades entre os membros das inequações.
Abstract: The present work had as objective to investigate the potentialities and limitations of the use of the manipulable material two-pan balance for the study of Algebra in the inequalities between the members of the 1st degree inequalities, in order to build the mathematical knowledge, the inequality between the members of inequalities in students and lead them to learning in a playful way. The elaboration of the concepts presented and the activity developed through the manipulative material were based on the theoretical framework of Rêgo and Rêgo, Lorenzato, Usiskin, among other authors. The manipulable material, a two-pan scale, was applied to students of the 7th year of the final years of Elementary School developed in a private school located in the municipality of Mamanguape - PB. The methodology used in relation to the objectives was descriptive and regarding the technical procedures, a case study was used. It was observed that in the first moment most of the students had difficulties in the mathematics discipline, mainly in the algebraic content, focusing in this research on the inequalities between the members of the inequalities, however, after the application of the manipulative material, an active and active interaction took place. a playful class, providing a meaningful learning for the students. The work provided an improvement in the understanding of inequality concepts and we can observe the potentialities and limitations of the two-pan balance for learning the inequalities between the members of the inequalities.
Palavras-chave: Inequações do 1° grau
Balança de dois pratos
Potencialidades e limitações
anos finais do ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27738
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaMariaCecíliaFeitosadeSouza__TCC.pdfTCC2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnaMariaCecíliaFeitosadeSouza__TERMO.pdfTERMO194,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons