Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27742
Tipo: TCC
Título: O jogo no aprendizado do plano cartesiano
Autor(es): Francisco Junior, Antônio
Primeiro Orientador: Valcácio, Marcos André Junior
Resumo: O aprendizado do plano cartesiano proporciona o desenvolvimento de habilidades de manipulação de eixos coordenados do plano e a compreensão e interpretação de representações gráficas de funções entre outros conceitos (DIAS e MACEDO, 2020; NASCIMENTO, 2011). Associação da álgebra e geometria requer prévia apropriação desses conteúdos, se constituindo uma dificuldade caso, não tiverem sido apreendidos de forma significativa. Em concordância com a BNCC (2018), Smole, Diniz e Milani (2007) entre outros, compreendemos que o aprendizado deve ser construído a partir de estratégias metodológicas diferenciadas, dinâmicas, interativas e colaborativas como o uso de jogos. Kishimoto (2017) postula que jogando o estudante tem a oportunidade de resolver problemas, investigar, construindo seu próprio conhecimento, a partir de relações entre os elementos do jogo e os conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar propostas metodológicas que utilizam o jogo para o aprendizado do plano cartesiano, utilizando como estratégia metodológica a pesquisa bibliográfica. Lakatos e Marconi (2003), Gil (2008) e Severino (2017) evidenciam que a pesquisa bibliográfica tem como finalidade reunir conhecimentos sobre uma temática através de uma investigação científica de obras publicadas. A pesquisa, foi descrita, discutida e analisada, nas quatro propostas que utilizaram o jogo como estratégias metodológicas no aprendizado do plano cartesiano. Foram elas: caça ao tesouro (LUIZ, 2007), batalha naval (FERNANDES et al, 2012), xadrez (CAVALCANTI, BEZERRA, 2020) e jogo de tabuleiro: PlanCarter (DIAS, MACEDO, 2020). A análise dos resultados evidenciou que os jogos proporcionam ao estudante a compreensão das coordenadas do plano cartesiano, contribuindo na construção de outros conceitos matemáticos. Demonstraram que uma aprendizagem significativa favorece o desenvolvimento cognitivo do estudante, possibilitando a construção dos conceitos do plano cartesiano de forma divertida e prazerosa. Enfim, verificamos que as atividades contextualizadas propostas com o uso de jogos, não só como ferramenta de auxílio, mas como uma estratégia de aprendizado, possibilitou o desenvolvimento dos conceitos elementares do plano cartesiano.
Abstract: Learning the Cartesian plane provides the development of skills to manipulate coordinate axes of the plane and the understanding and interpretation of graphical representations of functions, among other concepts (DIAS and MACEDO, 2020; NASCIMENTO, 2011). Association of algebra and geometry requires prior appropriation of these contents, constituting a difficulty if they have not been apprehended in a significant way. In agreement with the BNCC (2018), Smole, Diniz and Milani (2007) among others, we understand that learning must be built from differentiated, dynamic, interactive and collaborative methodological strategies such as the use of games. Kishimoto (2017) postulates that by playing the student has the opportunity to solve problems, investigate, building their own knowledge, based on relationships between game elements and mathematical concepts. From this perspective, this study aimed to analyze methodological proposals that use the game to learn the Cartesian plane, using bibliographic research as a methodological strategy. Lakatos and Marconi (2003), Gil (2008) and Severino (2017) show that bibliographic research aims to gather knowledge on a topic through a scientific investigation of published works. The research was described, discussed and analyzed, in the four proposals that used the game as methodological strategies in the learning of the Cartesian plan. They were: treasure hunt (LUIZ, 2007), naval battle (FERNANDES et al, 2012), chess (CAVALCANTI, BEZERRA, 2020) and board game: PlanCarter (DIAS, MACEDO, 2020). The analysis of the results showed that the games provide the student with an understanding of the coordinates of the Cartesian plane, contributing to the construction of other mathematical concepts. They demonstrated that meaningful learning favors the student's cognitive development, enabling the construction of concepts of the Cartesian plane in a fun and enjoyable way. Finally, we verified that the contextualized activities proposed with the use of games, not only as an aid tool, but as a learning strategy, enabled the development of elementary concepts of the Cartesian plane.
Palavras-chave: Ensino do plano cartesiano
Jogos
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27742
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntônioFranciscoJunior__TCC.pdfTCC734,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AntônioFranciscoJunior__TERMO.pdfTERMO267,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons