Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27744
Tipo: | TCC |
Título: | O estágio supervisionado no modelo remoto e o desenvolvimento de competências docentes: o caso da matemática no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Brenda Kelly Martins |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso discute a temática do desenvolvimento de atividades do Estágio Supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial no Ensino Médio em uma escola da rede pública. Ela tem como objetivo geral investigar as possibilidades e limitações da unidade curricular Estágio Supervisionado IV para a formação inicial do professor de Matemática no modelo remoto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos e um estudo de caso para a coleta de informações. Para tanto, nós apoiamos nos referenciais teóricos que tratam de experiências do ensino remoto no contexto da pandemia causada pelo COVID-19, nos documentos curriculares que trazem diretrizes para formação de professores, notadamente as competências profissionais e ainda textos acadêmicos sobre o Estágio Supervisionado. Esses referenciais deram suporte para a elaboração de elementos de análise das informações coletadas sobre o Estágio: os objetivos iniciais, as atividades realizadas e as competências profissionais esperadas e desenvolvidas. A pesquisa ocorreu no contexto da unidade curricular Estágio Supervisionado IV com atividades de regência em uma turma uma de escola de Ensino Médio da rede pública da cidade de Jacaraú-PB, no segundo semestre do ano de 2021, no qual as aulas aconteceram no modelo de ensino remoto. Resgatamos o relatório realizado no Estágio Supervisionado IV pela autora; elaboramos e enviamos questionários ao professor supervisor e à professora responsável da disciplina com o intuito de refletir sobre as potencialidades e limitações. Os resultados mais importantes da pesquisa dizem respeito às contribuições do Estágio em estudo para a formação de certas competências profissionais como reflexo da articulação entre objetivos da unidade curricular e as atividades propostas. Obviamente, nem todas foram contempladas, tanto devida a complexidade do processo de desenvolvimento de competências profissionais assim como, o foco do Estágio, definido pelos seus objetivos, não estarem voltados para esse fim. |
Abstract: | This Course Final Work details the theme of the development of Supervised Stage activities in the context of emergency remote teaching in High School in a public school. Its general objective is to investigate the possibilities and restrictions of Supervised Internship IV for the development prospective mathematics teacher in the remote model teaching. This is a qualitative research, descriptive in terms of objectives and a case study for the collection of information. To this end, they are based on remote teaching experiences due to the pandemic COVID-19, on theoretical documents that are oriented to teachers, and also on texts that deal with professional competences. These references gave support for the elaboration of elements of analysis of the information collected about the Internship: the initial objectives, the activities carried out and the expected and developed professional competences. The class of the public school of the city of Jacaraú in Paraba, in the second of the year 2021, in which classes take place in the remote teaching semester model. We rescued the report carried out in the Supervised Stage IV by the author; We and send the responsibility of elaborating to the supervising teacher and the discipline teacher in order to reflect on the potential and e. The most important results of the research as contributions of the stage under study to the formation of professional competences as a reflection of the articulation between the objectives of the curricular unit and the activities. Obviously, not all competences were contemplated, because the complexity of the development processes of professional competences, as well as, the focus of the stage defined by its objectives, not foreseen for this purpose. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27744 |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrendaKellyMartinsSilva__TCC.pdf | TCC | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
BrendaKellyMartinsSilva__TERMO.pdf | TERMO | 177,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons