Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27754
Tipo: | TCC |
Título: | O mito de Narciso no espelho da leitura: O letramento literário e uma proposta de sequencia de didática |
Autor(es): | Costa, Ana Caroline Lopes dos Santos |
Primeiro Orientador: | Dantas, Michelle Bianca Santos |
Resumo: | O trabalho apresentado, intitulado "O mito de Narciso no espelho da leitura: o letramento literário e uma proposta de sequência didática", tem como objetivo a investigação da importância da mitologia greco-romana dentro do processo de letramento literário, com foco no mito de Narciso, e formação do leitor. Nessa perspectiva, foram consideradas como fontes as obras de Cosson (2008), Barthes (1980) e Formiga (2009). Dada a relevância do processo de letramento literário no contexto da educação literária no Brasil, o estudo propõe investigar o papel da mitologia greco-romananesse processo, bem como a necessidade de disciplina e método de trabalho que facilitem a atuação do professor e permitam maior aproveitamento dos alunos no processo de leitura, logo, faremos isso através da sequência didática proposta. Nesse sentido, espera-se que estapesquisa consiga demonstraro impacto que a literatura possui na formação humana e, principalmente, a importância e atualidade da utilização dos mitos greco-romanos em sala de aula, com vistas a contribuir parao desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos. |
Abstract: | The presented work, entitled "The myth of Narcissus in the mirror of reading: literary literacy and a proposal of didactic sequence", aims to investigate the importance of GrecoRoman mythology in particular within the literary literacy process and reader formation. In this perspective, the sources considered were the works of Cosson (2008), Barthes (1980),and Formiga (2009). Given the relevance of the literary literacy process in the context of literary education in Brazil, the study proposes to investigate the role of GrecoRoman mythology in this process, as well as the need for discipline and a work method that facilitates the teacher's performance and allowsfor greater student engagement in the reading process, which will be achieved through the proposed didactic sequence. In this sense, it is expected that the present work can demonstratethe impact that literature has on human formation and, mainly, the importance and topicallity of the use of Greco-Roman myths in the classroom, with a view to contributing to the development of critical and reflective readers. |
Palavras-chave: | Linguagem Mitologia Letramento literário Mito de Narciso Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27754 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TCC.pdf | TCC | 811,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaCarolineLopesdosSantosCosta_TERMO.pdf | TERMO | 568,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons