Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27758
Tipo: TCC
Título: A memória e oralidade do povo potiguara do litoral norte da paraíba.
Autor(es): Lima, Ângela Silva de
Primeiro Orientador: Freitas, Sávio Roberto Fonseca de
Resumo: A história do Brasil e a representação dos Povos Indígenas foram influenciadas por relações de poder que negligenciaram a contribuição e a perspectiva dos Indígenas, impondo a cultura dos invasores, apagando elementos culturais fundamentais. No entanto, nas últimas décadas, os indígenas têm assumido a voz narrativa, reivindicando sua história e se tornando sujeitos, autores e criadores de seu legado cultural. Nesta pesquisa, o objetivo é mostrar como a memória do Povo Potiguara permanece viva por intermédio da oralidade. Para isso, foram analisadas a importância das vozes anciãs dos Povos Indígenas na construção da história do Brasil, as dinâmicas de controle e produção da história, e a transmissão de memória pela oralidade. A metodologia utilizada incluiu revisão bibliográfica sobre a transmissão de memória pela oralidade, revisão legislativa sobre a questão indígena no Brasil e pesquisa de campo com entrevistas realizadas com os anciões e anciã Potiguara. Diante do exposto, pode-se concluir que a elaboração de leis que garantem os direitos dos Povos Indígenas, como a educação diferenciada, é um passo importante para a valorização e preservação das culturas indígenas. No caso específico dos Potiguara, a criação de escolas indígenas trouxe avanços significativos no processo de formação das novas gerações, possibilitando o contato direto com a cultura e os saberes ancestrais. A literatura oral desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, história e identidade dos Povos Originários. No entanto, a evolução tecnológica e os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas representam ameaças à continuidade da tradição oral. É importante reconhecer a importância da literatura indígena contemporânea na reafirmação da identidade e na luta pela preservação cultural. O silenciamento e a marginalização dos Povos Indígenas na história literária brasileira revelam a necessidade de desconstruir estereótipos e superar visões colonizadoras.
Abstract: The history of Brazil and the representation of Indigenous Peoples have been influenced by power relations that have neglected the contribution and perspective of Indigenous peoples, imposing the culture of invaders and erasing fundamental cultural elements. However, in recent decades, Indigenous peoples have taken on the narrative voice, reclaiming their history and becoming subjects, authors, and creators of their cultural legacy. This research aims to show how the memory of the Potiguara People remains alive through orality. To this end, the importance of the voices of Indigenous elders in the construction of Brazil's history, the dynamics of control and production of history, and the transmission of memory through orality were analyzed. The methodology used included a literature review on the transmission of memory through orality, a legislative review on the Indigenous issue in Brazil, and field research with interviews conducted with Potiguara elders. Based on the foregoing, it can be concluded that the development of laws that guarantee the rights of Indigenous peoples, such as differentiated education, is an important step towards the valorization and preservation of Indigenous cultures. In the specific case of the Potiguara, the creation of Indigenous schools has brought significant advances in the process of educating new generations, enabling direct contact with ancestral culture and knowledge. Oral literature plays a fundamental role in preserving the culture, history, and identity of Indigenous Peoples. However, technological advancements and challenges faced by Indigenous communities pose threats to the continuity of oral tradition. It is important to recognize the significance of contemporary Indigenous literature in reaffirming identity and advocating for cultural preservation. The silencing and marginalization of Indigenous Peoples in Brazilian literary history reveal the need to deconstruct stereotypes and overcome colonizing views.
Palavras-chave: Oralidade
Memória
Povo Potiguara
Litoral norte da paraíba.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27758
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÂngelaSilvadeLima_TCC.pdfTCC2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ÂngelaSilvadeLima_TERMO.pdfTERMO198,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons