Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27773
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de língua portuguesa na pandemia : desafios e aprendizagens no contexto remoto emergencial |
Autor(es): | Santos, Mayara Priscila Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Lima, Fernanda Barboza de |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo evidenciar quais foram os principais desafios enfrentados por alunos e professores de Língua Portuguesa no ensino médio, no período pandêmico, bem como entender quais os maiores aprendizados vivenciados nessa fase. Nossa pesquisa se justifica pela relevância do tema no contexto atual de ensino, em que, ainda se estuda quais os impactos da pandemia da Covid-19 na educação brasileira. No que se refere à metodologia, nossa pesquisa é de abordagem qualitativa e tem sua natureza aplicada. Como procedimentos, tivemos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Com relação à pesquisa bibliográfica, consultamos textos de Soares (2001, 2002), Oliveira (2010), Antunes (2003), Geraldi (1997), Gonçalves (2017), entre outros, assim como os documentos orientadores do ensino, como a LDB (2017), a BNCC (2018), os PCN (2000) e os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010), para abordamos as questões sobre a formação docente, além dos eixos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Também nos debruçamos, para construir a base teórica, sobre textos que discutiam o ensino remoto, como Bacich; Tanzi Neto e Trevisani (2015), Belloni (2002) e Barton e Lee (2015). Sobre a pesquisa de campo, frequentamos a escola campo para realizar entrevistas e questionários com quatro professores de Língua Portuguesa e dezenove alunos do ensino médio. Ao fim da nossa pesquisa, constatamos que as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos se referiram à falta de recursos tecnológicos, ao limitado acesso à internet, à falta de um lugar adequado para estudo e à sobrecarga de atividades. Para os professores, os maiores desafios se referem ao acúmulo de afazeres que o período pandêmico provocou. Para ambos os grupos, professores e alunos, os maiores aprendizados estão relacionados à ampliação do letramento digital, que fomentou uma maior familiaridade com recursos tecnológicos e plataformas digitais |
Abstract: | The present work aims to highlight what were the main challenges faced by students and teachers of the Portuguese language in high school, in the pandemic period, as well as to understand what were the greatest learning experiences in this phase. Our research is justified by the relevance of the theme in the current context of education, in which the impacts of the Covid-19 pandemic on Brazilian education are still being studied. With regard to the methodology, our research has a qualitative approach and has its applied nature. As procedures, we had bibliographic research and field research. Regarding the bibliographic research, we consulted texts by Soares (2001, 2002), Oliveira (2010), Antunes (2003), Geraldi (1997), Gonçalves (2017), and others, as well as the guiding documents of teaching, such as the LDB (2017), the BNCC (2018), the PCN (2000) and the Curricular References of Paraíba (2010), to address the defiances of teacher training, in addition to the teaching-learning. We also focused, to build the theoretical basis, on texts that discussed remote education, such as Bacich; Tanzi Neto and Trevisani (2015), Belloni (2002) and Barton and Lee (2015). About the field research, attended the field school to conduct interviews and questionnaires with four Portuguese language teachers and nineteen high school students. At the end of our research, we found that the greatest difficulties faced by students referred to the lack of technological resources, the limited access to the internet, the lack of an appropriate place for study and the overload of activities. For teachers, the biggest challenges refer to the accumulation of tasks that the pandemic period caused. For both groups, teachers and students, the greatest learning is related to the expansion of digital literacy, which has fostered greater familiarity with technological resources and digital platforms. |
Palavras-chave: | Ensino de língua Portuguesa Ensino remoto emergencial Formação docente TDIC |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27773 |
Data do documento: | 2-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MayaraPriscilaRodriguesdosSantos_TCC.pdf | TCC | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MayaraPriscilaRodriguesdosSantos_TERMO.pdf | TERMO | 573,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons