Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27775
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira e o livro didático: análise de uma obra de matemática para o ensino médio na perspectiva dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose |
Autor(es): | Oliveira, Laís Leopoldina Vieira de |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral investigar atividades de Educação Financeira presente em uma obra de Matemática voltada ao Ensino Médio, aprovada pelo PNLD, à luz dos Ambientes de Aprendizagem de Ole Skovsmose. Para tal, elencou-se como objetivos específicos: Identificar, quantificar e categorizar as atividades propostas em uma obra composta por livros didáticos de Matemática do Ensino Médio com potencial para discutir a Educação Financeira; Analisar as atividades com potencial para discutir a Educação Financeira presente em uma obra de Matemática voltada ao Ensino Médio a partir dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) em referência a matemática pura, realidade ou semirrealidade, no paradigma do exercício ou com potencial para cenários para investigação. Utilizou-se os aportes teóricos de SILVA; POWELL (2013); MELO; PESSOA (2019); SANTOS (2017); SKOVSMOSE (2000; 2008; 2013; 2014; 2020). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como uma pesquisa qualitativa e quantos aos procedimentos técnicos como pesquisa documental. O corpus da pesquisa foi constituído do volume “Sistemas, matemática financeira e grandezas”, da obra Prisma matemática, aprovada pelo PNLD ano 2021 e adotada no Ensino Médio em uma escola estadual pertencente ao município Rio Tinto/PB. Como resultados, destaca-se que o volume analisado apresenta potencial para o exercício da educação matemática crítica, por meio da discussão de elementos da educação financeira, já que das 16 atividades analisadas, 9 apresentam potencial para cenários para investigação, contemplando contextos de semirrealidade e realidade. Destaca-se também que a temática Educação Financeira é pouco inserida na obra, já que os seus seis volumes apresentam um total de 23 capítulos e essa temática é contemplada em apenas 2 capítulos, de um único volume. Conclui-se que as orientações das atividades contidas no Manual do Professor têm potencial para instrumentalizar o professor de forma a possibilitar o trabalho com a Educação Matemática Crítica nas aulas de matemática. |
Abstract: | This work has the general objective to investigate activities of Financial Education present in a; Mathematics work aimed at High School, approved by the PNLD, in the light of the Environments of; Learning from Ole Skovsmose. To this end, the following specific objectives were listed: Identify, quantify and categorize the activities proposed in a work composed by textbooks of high School Mathematics with the potential to discuss Financial Education; analyze the activities with the potential to discuss Financial Education present in a Mathematics work aimed at High School from the learning environments of Skovsmose (2000) in reference pure mathematics, reality or semireality, in the exercise paradigm or with the potential to scenarios for investigation. The theoretical contributions of CAMPOS were used; SILVA; POWELL (2013); MELO; PESSOA (2019); SANTOS (2017); SKOVSMOSE (2000; 2008; 2013; 2014; 2020). The methodology used for the development of the research is characterized, in terms of its approach, as a qualitative research and regarding the technical procedures as documentary research. The research corpus consisted of the volume “Systems, mathematics finance and magnitudes”, from the book Prisma Mathematical, approved by the PNLD year 2021 and adopted in the high School in a state school belonging to the municipality Rio Tinto/PB. As a result, it is noteworthy that the volume analyzed has potential for the exercise of mathematics education criticism, through the discussion of elements of financial education, since from the 16 activities analyzed, 9 have potential for scenarios for investigation, contemplating contexts of semi-reality and reality. It is also noteworthy that the theme Financial Education is little inserted in the work, since its six volumes present a total of 23 chapters and this theme is contemplated in only 2 chapters, of a single volume. It is concluded that the guidelines of the activities contained in the Teacher's Manual have the potential to provide the teacher with to make it possible to work with Critical Mathematics Education in math classes. |
Palavras-chave: | Educação financeira escolar Educação matemática crítica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27775 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaísLeopoldinaVieiradeOliveira__TCC.pdf | TCC | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LaísLeopoldinaVieiradeOliveira__TERMO.pdf | TERMO | 510,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons