Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27784
Tipo: TCC
Título: O jogo tabuleiro das equações como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem de equações
Autor(es): Borges, Rayane Aquino
Primeiro Orientador: Souza, José Fabrício Lima de
Resumo: A disciplina de matemática ainda é considerada por muitos a matéria mais difícil e de maior dificuldade de compreensão, principalmente no ensino médio. Logo, o uso de ferramentas que auxiliem o processo de ensino/aprendizagem é de fundamental importância na educação atual. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo destinado ao Ensino de Matemática para o Ensino Médio, intitulado como Tabuleiro das Equações. Desta forma, pretende-se analisar as potencialidades e limitações do jogo bem como compreendermos se de fato este pode ser visto como uma ferramenta que pode ser utilizado no processo de ensino aprendizagem, cuja finalidade seja motivar os discentes a compreenderem o que é uma equação do 2º grau, identificando seus coeficientes, solucionando problemas matemáticos de forma criativa e divertida sobre os conteúdos referentes a esta temática. A metodologia adotada na pesquisa é do tipo qualitativa e exploratória. Com base nos procedimentos técnicos de investigação a pesquisa aborda um estudo de caso. A atividade foi aplicada com vinte e seis alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Araçagi. Embora a análise mais detalhada sobre as vantagens e desvantagens do uso do jogo Tabuleiros da Equações se encontre no corpo deste trabalho, pode-se afirmar que a atividade apresentou resultados bastante satisfatórios com relação a seu uso como ferramenta no auxílio do estudo de equações do 2º grau, podendo até mesmo ser adaptado para outros conteúdos matemáticos.
Abstract: Mathematics is still considered by many to be the most difficult subject and the most difficult to understand, especially in high school. Therefore, the use of tools that help the teaching/learning process is of fundamental importance in current education. Thus, the present work has as main objective to present a game for the Teaching of Mathematics for High School, entitled as Board of Equations. In this way, it is intended to analyze the potential and limitations of the game as well as to understand if in fact it can be seen as a tool that can be used in the teaching-learning process, whose purpose is to motivate students to understand what a high school equation is. identifying their coefficients, solving mathematical problems in a creative and fun way on the contents related to this theme. The methodology adopted in the research is qualitative and exploratory. Based on the technical investigation procedures the research addresses a case study. The activity was applied to twenty-six second year high school students from a public school in the city of Araçagi. Although a more detailed analysis of the advantages and disadvantages of using the game “Tabuleiros da Equações” can be found in the body of this work, it can be said that the activity presented quite satisfactory results in relation to its use as a tool to aid in the study of 2nd degree equations, and can even be adapted to other mathematical content.
Palavras-chave: Equações de 2° grau
Jogos pedagógicos matemáticos
Materiais manipulativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27784
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RayaneAquinoBorges_TCC.pdfTCC1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RayaneAquinoBorges_TERMO.pdfTERMO283,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons