Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27792
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira de alunos de escolas da rede pública de ensino do vale do Mamanguape - PB : um estudo de caso sobre finanças pessoais |
Autor(es): | Silva, Thatyane Santos da |
Primeiro Orientador: | Gouveia, Joseilme Fernandes |
Resumo: | Está pesquisa tem como objetivo identificar o nível de conhecimento sobre Educação Financeira dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Vale do Mamanguape - PB, mas especificamente com foco em finanças pessoais, hábitos de consumo, renda familiar e experiência sobre educação financeira nas escolas. A pesquisa parte da abordagem metodológica qualitativa e quantitativa no qual foi aplicada um questionário com jovens, com idade de 14 à 20 anos ou mais, no qual 255 pessoas se dispuseram a responder. A ferramenta de coleta utilizada foi um aplicativo gratuito que possibilita gerenciar pesquisas e formulários, conhecido popularmente como Google Forms e o questionário continha 30 questões. Através da pesquisa, conclui-se que parte dos entrevistados possuem uma inclinação para aprenderem sobre Educação Financeira, e que o conhecimento atual dos respondentes ainda é insuficiente, uma vez que, eles não tiveram contato suficiente sobre o tema nas escolas e, é importante ser discutido educação financeira no ambiente escolar. Observou-se também que os respondentes estão inseridos em núcleos familiares onde pouco se fala sobre Educação Financeira, reforçando a necessidade que os mesmos possuem em aprender a temática na escola para conseguirem transferir esse conhecimento para os seus familiares e passem a conscientizá-los sobre finanças, gastos, renda extra e investimentos. |
Abstract: | This research aims to identify the level of knowledge about Financial Education of students from the 1st to the 3rd year of HighSchool of the Public Education Network of Vale do Mamanguape - PB, but specifically with a focus on personal finances, consumption habits, family income and experience on financial education in schools. The research starts from a qualitative and quantitative methodological approach in which a questionnaire was applied to young people, aged 14 to 20 years or older, in which 255 people were willing to respond. The collection tool used was a free application that makes it possible to manage surveys and forms, popularly known as Google Forms and the questionnaire contained 30 questions. Through the research, it is concluded that part of the interviewees have an inclination to learn about Financial Education, and that the current knowledge of the respondents is still insufficient, since they did not have enough contact on the subject in schools, and it is important to be discussed financial education in the school environment. It was also observed that the respondents are inserted in family nuclei where little is said about Financial Education, reinforcing the need that they have to learn the subject at school in order to transfer this knowledge to their families and make them aware of finances. , expenses, extra income and investments. |
Palavras-chave: | Educação financeira Educação financeira nas escolas Hábitos de consumo Investimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27792 |
Data do documento: | 16-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThatyaneSantosdaSilva__TCC.pdf | TCC | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ThatyaneSantosdaSilva__TERMO.pdf | TERMO | 150,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons