Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27794
Tipo: TCC
Título: O conceito de fração e seus significados: um estudo de caso para identificar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 7° ano do ensino fundamental
Autor(es): Alexandre, Veronica de Oliveira
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: Levando em consideração a evidente deficiência existente nos alunos no que tange a forma como eles lidam com os números fracionários, algo que se expande por todo Ensino Fundamental e até mesmo ao Ensino Médio, o presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo principal identificar as dificuldades na aprendizagem, apresentadas por alunos do 7° ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Mataraca, no que diz respeito ao conceito de fração e seus significados. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, caracterizou-se em relação aos objetivos como exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, foi classificada como um estudo de caso e em relação ao método de abordagem, caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi um questionário diagnóstico, contendo dez situações problemas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mesmo cursando o 7° ano, ainda apresentam muitas dificuldades de aprendizagem em relação ao conceito de fração e seus significados, bem como na leitura e compreensão de situações problemas. Verificou-se ainda que os alunos tinham maior facilidades quando se tratava de fração como parte do todo, pode-se observar também que muitos necessitavam do auxílio de algum tipo de desenho para poder resolver as questões. O fato de muitos alunos terem dificuldades na leitura, complicou a análise dos resultados, uma vez que não tinha como saber se a grande quantidade de erros foi por conta das frações e situações problemas ou se apenas não conseguiam ler as questões. Por fim, concluiu-se que a aprendizagem de fração ainda continua com muitas lacunas, bem como as quatro operações e a leitura e interpretação das situações problemas, fincando claro que esta linha de pesquisa não está esgotada e que ainda tem muito trabalho pela frente na busca de um ensino aprendizagem significativo.
Abstract: Taking into account the evident deficiency existing in students regarding the way they deal with fractional numbers, something that expands throughout Elementary School and even High School, the present course conclusion work, had as main objective to identify the difficulties in learning, presented by students of the 7th year of Elementary School in a public school in the municipality of Mataraca, with regard to the concept of fraction and its meanings. The methodology used for the development of this research, is characterized in relation to the objectives as exploratory. As for the technical procedures used, it is classified as a case study and in relation to the method of approach, it is characterized as qualitative research. The instrument used to collect the research data was a questionnaire containing ten problem situations. Regarding the results, it was observed that the students, even being in the 7th year, still have many learning difficulties in relation to the concept of fraction and its meanings, as well as in reading and understanding problem situations. Through the results obtained, it was found that students had greater facilities when it came to fractions as part of the whole, it can also be observed that many needed the help of some kind of drawing to be able to solve the questions. The fact that many students had difficulties in reading complicated the analysis of the results, as it was not possible to know if the large amount of errors was due to fractions and problem situations or if they just could not read the questions. Finally, it was concluded that fraction learning still has many gaps, as well as the four operations and the reading and interpretation of problem situations, making it clear that this line of research is not exhausted and that there is still a lot of work to be done in the field. search for meaningful teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino de fração
Dificuldades na aprendizagem
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27794
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VeronicadeOliveiraAlexandre_TCC.pdfTCC3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VeronicadeOliveiraAlexandre_TERMO.pdfTERMO218,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons