Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27797
Tipo: | TCC |
Título: | Produção textual e avaliação: um estudo a partir das dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio em relação ao gênero redação do enem |
Autor(es): | Barbalho, Ianca Ladiane Grilo |
Primeiro Orientador: | Farias, Luana Francisleyde Pessoa de |
Resumo: | A produção textual exige dedicação, prática e habilidades linguísticas e cognitivas para ser realizada de forma eficiente e adequada ao contexto. Ela também abrange uma série de elementos e fatores que precisam ser conhecidos e organizados. Dessa forma, o texto escrito se constrói não só pelo cenário real, material ou concreto, mas pelo que o escritor do texto presume sobre o plano de escrita e de leitura. Para tanto, o gênero do discurso é uma categoria fundamental para a análise da linguagem e da comunicação. O conhecimento sobre ele é importante tanto para a produção quanto para a compreensão de textos em diferentes contextos sociais, pois ajuda a orientar a produção e a compreensão de textos em diferentes situações comunicativas. Isso posto, o nosso trabalho tem como objetivo, investigar as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio no tocante à produção do gênero redação do Enem. Mais especificamente, apresentar a teoria dos gêneros textuais a partir da perspectiva dialógica do discurso; discutir os avanços teóricos e metodológicos nas aulas de produção textual; identificar quais aspectos do gênero redação do Enem que necessitam de uma intervenção pedagógica do professor de língua portuguesa. O nosso embasamento teórico se fez a partir de autores consagrados, como Bakhtin (1979), Marcuschi (2002, 2008), Antunes (2002, 2005, 2006), Costa Val (2005, 2007), Serafini (1998), Ruiz (2015), BNCC (2017), PCN+ (2000, 2002), dentre outros. Trata-se de um trabalho situado na área da Linguística Aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, caráter explicativo, realizado por meio de uma pesquisa documental e uma pesquisa bibliográfica. O corpus foi constituído a partir da experiência da pesquisadora como bolsista do Projeto Universidade em Debate: práticas de leitura e produção textual com foco no ENEM – Edição 2022, mais especificamente pelas produções textuais do gênero redação do Enem realizada pelos cursistas de um concurso de redação, e por uma lista de sugestões criada pela bolsista/pesquisadora com o intuito de fazer uma avaliação classificatória. Através da análise desta pesquisa, conhecemos melhor a escrita do aluno concluinte do ensino básico e compreendemos as principais dificuldades deles em relação a produção textual, grande parte dos estudantes tiveram problemas com a coesão e coerência, não sabiam o que era uma tese, desconheciam o tópico frasal e faziam propostas de intervenções incompletas. Além disso, os resultados desta investigação comprovaram que alguns alunos deixavam os seus textos incompletos, visto que não conheciam a padronização do gênero redação do Enem. |
Abstract: | Textual production requires dedication, practice, and linguistic and cognitive skills to be carried out efficiently and appropriately in context. It also encompasses a range of elements and factors that need to be understood and organized. Thus, written text is constructed not only based on the actual, material, or concrete scenario, but also on what the writer of the text assumes about the plan of writing and reading. Therefore, the discourse genre is a fundamental category for analyzing language and communication. Knowledge about it is important for both producing and comprehending texts in different social contexts, as it helps guide the production and comprehension of texts in various communicative situations. With that said, our work aims to investigate the main difficulties presented by third-year high school students regarding the production of textual genres from the dialogical perspective of discourse. We also aim to discuss theoretical and methodological advancements in textual production classes and identify which aspects of the Enem essay genre require pedagogical intervention from the Portuguese language teacher. Our theoretical framework is based on renowned authors such as Bakhtin (1979), Marcuschi (2002, 2008), Antunes (2002, 2005, 2006), Costa Val (2005, 2007), Serafini (1998), Ruiz (2015), BNCC (2017), PNC+ (2000, 2002), among others. This is a study situated in the field of Applied Linguistics, with a quantitative and qualitative approach, explanatory in nature, conducted through documentary research and bibliographic research. The corpus was constituted based on the researcher's experience as a scholarship holder of the Project University in Debate: reading practices and textual production with a focus on ENEM - Edition 2022. Specifically, it includes the textual productions of the Enem essay genre carried out by the students, as well as a list of suggestions created by the fellow/researcher for classification evaluation purposes. Through the analysis of this research we gained a better understanding of the writing of students completing basic education, and we identified their main difficulties in relation to textual production. The majority of the students encountered problems with cohesion and coherence were unfamiliar with the concept of a thesis, lacked understanding of the phrasal topic, and made incomplete intervention proposals. Additionally, the results of this investigation demonstrated that some students left their texts incomplete as they were not familiar with the standardization of the Enem essay genre. |
Palavras-chave: | Produção textual Avaliação Gênero do discurso Redação do enem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27797 |
Data do documento: | 2-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IancaLadianeGriloBarbalho_TCC.pdf | TCC | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IancaLadianeGriloBarbalho_TERMO.pdf | TERMO | 182,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons