Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27807
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sistema de recompensas e a gestão de resultados contábeis : a percepção dos funcionários no caso de uma rede de supermercados da cidade de Mamanguape/PB
Autor(es): Chaves, Maria Heloíza da Silva
Resumo: Sistema de recompensas se caracteriza como os incentivos fornecidos pela organização, sejam eles materiais e imateriais, com o intuito de receber retornos na forma de contribuições por parte dos funcionários. Logo, compreende-se que o sistema de recompensas, reflete diretamente na estrutura organizacional das empresas, influenciando na motivação, produtividade e nos resultados por ela esperados. O objetivo central da presente pesquisa foi analisar as percepções dos funcionários de uma rede de supermercados da cidade de Mamanguape/PB sobre as práticas de recompensas executadas pela empresa. Para atingir os objetivos traçados, foi elaborado e aplicado um questionário aos funcionários da rede, levantando-se questões acerca do seu perfil, qual o nível de compreensão em relação ao sistema de recompensas e se eles causam influência no desempenho de cada um. A pesquisa utilizada neste estudo se caracteriza como descritiva de análise quantitativa com método indutivo e de campo. O tipo de amostragem foi feita por meio de conveniência, levando em consideração que o questionário foi aplicado para as pessoas que foram surgindo, sendo estas facilmente acessíveis ao pesquisador. Ao final da pesquisa, percebeu-se que as práticas dos sistemas de recompensas tem um uma forte influência na motivação dos seus colaboradores e que apesar dos diversos tipos de sistemas de recompensas existentes na empresa, há alguns anseios por parte dos funcionários que desejam ser atendidos. É válido ressaltar que a aplicabilidade desse tipo de sistema permitirá que gestores alcancem grandes resultados no seu negócio, visto que o serviço oferecido por seus colaboradores é necessário para que essas conquistas sejam alcançadas e que consequentemente contribui de forma positiva nos resultados da empresa.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Sistema de recompensas
Gestão de resultados contábeis
Supermercados
Funcionários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27807
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaHeloízadaSilvaChaves_TCC.pdfTCC395,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaHeloízadaSilvaChaves_TERMO.pdfTERMO524,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons