Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Antenor Machado da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:36:20Z | - |
dc.date.available | 2017-07-21 | - |
dc.date.available | 2017-11-09T12:36:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781 | - |
dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T12:36:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AMSS21072017.pdf: 2167558 bytes, checksum: 4ed7020cda850fe00f9aa86ae584817e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T12:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AMSS21072017.pdf: 2167558 bytes, checksum: 4ed7020cda850fe00f9aa86ae584817e (MD5) Previous issue date: 2017-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.title | Os impactos do uso do livro didático nas práticas de ensino de leitura em uma escola pública de João Pessoa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva | - |
dc.description.resumo | A leitura e seu ensino são fundamentais na formação do aluno-leitor, para isso, o uso do livro didático, nas aulas de leitura, tem papel importante. Este tema será analisado neste trabalho, cujo objetivo foi de: analisar como o livro didático influencia (ou não) a formação do sujeito leitor nas aulas de leitura e como a professora se utiliza do mesmo na ministração dessas aulas para cumprir seu papel no ensino da leitura como prática social. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de leitura (SOARES 1998) nos estudos de leitura como prática social (YUNG 2007; SOARES 1999), bem como nas orientações sobre o ensino da leitura propostos pelos PCN (1998). Foram observadas aulas de Língua Portuguesa, e a partir delas, pode-se ver como que os professores trabalham o aprendizado de leitura através do uso do livro didático. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Este, por sua vez, também necessita de aprimoramento, principalmente, no que se refere a algumas atividades de leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMSS21072017.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons