Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Antenor Machado da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:36:20Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-11-09T12:36:20Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-09T12:36:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AMSS21072017.pdf: 2167558 bytes, checksum: 4ed7020cda850fe00f9aa86ae584817e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T12:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AMSS21072017.pdf: 2167558 bytes, checksum: 4ed7020cda850fe00f9aa86ae584817e (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAtividades de leiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.titleOs impactos do uso do livro didático nas práticas de ensino de leitura em uma escola pública de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoA leitura e seu ensino são fundamentais na formação do aluno-leitor, para isso, o uso do livro didático, nas aulas de leitura, tem papel importante. Este tema será analisado neste trabalho, cujo objetivo foi de: analisar como o livro didático influencia (ou não) a formação do sujeito leitor nas aulas de leitura e como a professora se utiliza do mesmo na ministração dessas aulas para cumprir seu papel no ensino da leitura como prática social. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de leitura (SOARES 1998) nos estudos de leitura como prática social (YUNG 2007; SOARES 1999), bem como nas orientações sobre o ensino da leitura propostos pelos PCN (1998). Foram observadas aulas de Língua Portuguesa, e a partir delas, pode-se ver como que os professores trabalham o aprendizado de leitura através do uso do livro didático. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Este, por sua vez, também necessita de aprimoramento, principalmente, no que se refere a algumas atividades de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSS21072017.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons