Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
Tipo: TCC
Título: Os impactos do uso do livro didático nas práticas de ensino de leitura em uma escola pública de João Pessoa
Autor(es): Soares, Antenor Machado da Silva
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: A leitura e seu ensino são fundamentais na formação do aluno-leitor, para isso, o uso do livro didático, nas aulas de leitura, tem papel importante. Este tema será analisado neste trabalho, cujo objetivo foi de: analisar como o livro didático influencia (ou não) a formação do sujeito leitor nas aulas de leitura e como a professora se utiliza do mesmo na ministração dessas aulas para cumprir seu papel no ensino da leitura como prática social. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de leitura (SOARES 1998) nos estudos de leitura como prática social (YUNG 2007; SOARES 1999), bem como nas orientações sobre o ensino da leitura propostos pelos PCN (1998). Foram observadas aulas de Língua Portuguesa, e a partir delas, pode-se ver como que os professores trabalham o aprendizado de leitura através do uso do livro didático. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Este, por sua vez, também necessita de aprimoramento, principalmente, no que se refere a algumas atividades de leitura.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Atividades de leitura
Ensino
Livro didático de português
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSS21072017.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons