Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
metadata.dc.type: TCC
Title: Os impactos do uso do livro didático nas práticas de ensino de leitura em uma escola pública de João Pessoa
metadata.dc.creator: Soares, Antenor Machado da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
metadata.dc.description.resumo: A leitura e seu ensino são fundamentais na formação do aluno-leitor, para isso, o uso do livro didático, nas aulas de leitura, tem papel importante. Este tema será analisado neste trabalho, cujo objetivo foi de: analisar como o livro didático influencia (ou não) a formação do sujeito leitor nas aulas de leitura e como a professora se utiliza do mesmo na ministração dessas aulas para cumprir seu papel no ensino da leitura como prática social. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de leitura (SOARES 1998) nos estudos de leitura como prática social (YUNG 2007; SOARES 1999), bem como nas orientações sobre o ensino da leitura propostos pelos PCN (1998). Foram observadas aulas de Língua Portuguesa, e a partir delas, pode-se ver como que os professores trabalham o aprendizado de leitura através do uso do livro didático. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Este, por sua vez, também necessita de aprimoramento, principalmente, no que se refere a algumas atividades de leitura.
Abstract: Not available.
Keywords: Atividades de leitura
Ensino
Livro didático de português
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2781
Issue Date: 21-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSS21072017.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons