Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27825
Tipo: TCC
Título: O ensino da língua inglesa em uma escola municipal: uma análise das turmas 6º e 9º anos
Autor(es): Ferreira, Ana Cláudia da Silva
Primeiro Orientador: Araújo, Osmar Hélio Alves
Resumo: O presente artigo aborda o ensino da língua inglesa numa escola pública de ensino fundamental, buscando compreender como é realizado na prática, e sua eficácia para os alunos. Partindo do pressuposto que a língua inglesa é de fundamental relevância para a sociedade e inserção no mercado de trabalho, que se fundamenta a escolha desta temática. O objetivo principal deste estudo é analisar o ensinoaprendizagem da disciplina de inglês nas turmas de 6º e 9º anos em uma Escola Municipal com o codinome de Raio de Sol.Para alcançar este objetivo, foram traçados objetivos específicos, como diagnosticar o procedimento didático adotado pelos docentes; identificar a eficiência do ensino para os discentes.A natureza desta pesquisa é definida pela tipologia qualitativa, pelo seu caráter exploratório e quantitativa , porque utilizamos instrumentos como entrevistas e questionários para um determinado quantitativo de pessoas .Os resultados obtidos demonstraram que em ambas as turmas, 6° e 9°,encontram dificuldades de aprendizagem na disciplina, bem como anseiam mudanças na metodologia de ensino.Em suma, os índices foram similares em todos os quesitos, de modo que, possibilitou responder o objetivo deste artigo.
Abstract: This article addresses the teaching of English in a public elementary school, seeking to understand how it is performed in practice, and its effectiveness for students. Assuming that the English language is of fundamental importance for society and insertion in the labor market, which is based on the choice of this theme. The main objective of this study is to analyze the teaching-learning of the English discipline in 6th and 9th grade classes in a Municipal School with the code name Raio de Sol. To achieve this objective, specific objectives were outlined, such as diagnosing the adopted didactic procedure by the teachers; identify the efficiency of teaching for students. The nature of this research is defined by the qualitative typology, by its exploratory and quantitative character, because we use instruments such as interviews and questionnaires for a certain number of people. The results obtained showed that in both classes, 6th and 9th, they find learning difficulties in the subject, as well as they look forward to changes in the teaching methodology. In short, the indexes were similar in all aspects, in a way that made it possible to answer the objective of this article.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino
Docente
Discente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27825
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCláudiadaSilvaFerreira _TCC.pdfTCC908,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnaCláudiadaSilvaFerreira_TERMO.pdfTERMO167,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons