Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27830
Tipo: TCC
Título: As aulas de iíngua inglesa de nível inicial de um curso de idiomas durante o período da pandemia de covid-19.
Autor(es): Souza, Delany Matias
Primeiro Orientador: Dias, Sandra Maria Araújo
Resumo: A emergência do ensino remoto, devido a pandemia causada pela COVID-19, provocou mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem (de línguas) mundialmente. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os principais desafios por alunos iniciantes da Língua Inglesa de um curso de idiomas para aprender essa língua estrangeira durante a pandemia da COVID-19. Este estudo pautouse nos trabalhos de Behar (2020), Santos (2021) e Oliveira, Silva e Silva (2020) dentre outros. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa com foco em questões que abrangiam o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto emergencial e o ensino de Língua Inglesa em uma escola de idiomas durante o período de pandemia. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, utilizamos um questionário, elaborado pela autora deste estudo e respondido pelos alunos de um curso livre de idiomas, matriculado em uma turma do nível básico. Os resultados revelaram que embora existam diversas ferramentas para auxiliar na aprendizagem em Língua Inglesa, esses recursos são pouco divulgados e utilizados pelos alunos. Além disso, mesmo com o ensino remoto os alunos mantiveram o nível de aprendizagem satisfatória diante do quadro sanitário vigente, como também, mediante as instabilidades de conexão com a internet durante as aulas remotas.
Abstract: The emergence of remote teaching, due to the pandemic caused by COVID-19, initiated relevant changes in the teaching-learning process (of languages) worldwide. In view of this scenario, this research aimed to analyze the main challenges faced by beginning English language students in a language course to learn this foreign language during this pandemic. This study was based on the work of Behar (2020), Santos (2021) and Oliveira. Silva and Silva (2020) among others. The present study stands out as a descriptive research, qualitative in nature, focusing on issues that encompassed the use of information and communication technologies in emergency remote teaching and in English language teaching in a language school during the pandemic period. As for the methodological procedures adopted in the research, we used a questionnaire, prepared by the author of this study and answered by the students of a free language course, enrolled in a basic level class. The results revealed that although there are several tools to assist in learning in English, these resources are little disseminated and used by students. In addition, even with remote teaching, students maintained the satisfactory level of learning prior to the current sanitary situation, as well as through the instabilities of internet connection during classes.
Palavras-chave: Ensino remoto
Tecnologias de informação e comunicação
Língua inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27830
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DelanyMatiasSouza_TCC.pdfTCC1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DelanyMatiasSouza_TERMO.pdfTERMO565,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons