Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27835| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Inclusão digital nas salas de aula do ensino médio de Ibiara um estudo na escola Padre Manoel Otaviano |
| Autor(es): | Sousa, Maria Bruna Ramalho de |
| Resumo: | O presente artigo Inclusão Digital nas Salas de Aula do Ensino Médio da Escola Padre Manoel Otaviano da Cidade de Ibiara-PB, teve como objetivo discutir sobre a inclusão digital nas salas de aula, a conscientização e consequentemente a amenização das exclusões dentro do ambiente escolar, ou seja, dentro da sala de aula, buscando apresentar o índice atual a respeito da acessibilidade do aluno à Internet na escola, definindo-se a inclusão digital como aquela que permite ao cidadão atender as suas necessidades de comunicação, informação e interação com seus pares e sua comunidade, pois cada cidadão tem um perfil de necessidade específico, a que corresponderia um tipo de inclusão. A fundamentação teórica procurou discutir os seguintes aspectos: Inclusão digital, tanto do docente quanto do discente e se á exclusão digital no âmbito educacional, sob a perspectiva dos autores Valente, Pierre Lévy e nos programas Proinfo e Portal da Educação. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva, buscando compreende e descrever os aspectos positivos da inclusão digital na sala de aula. |
| Abstract: | The present article Digital Inclusion in the High School Classrooms of the Padre Manoel Otaviano School of the City of Ibiara-PB, aimed to discuss digital inclusion in classrooms, raising awareness and consequently the mitigation of exclusions within the school environment, that is, within the classroom, seeking to present the current index regarding the accessibility of the student to the Internet at school, defining digital inclusion as one that allows citizens to meet their communication needs, information and interaction with their 2 peers and its community, since each citizen has a specific need profile, which would correspond to a type of inclusion. The theoretical background sought to discuss the following aspects: Digital inclusion, both teacher and student and digital exclusion in the educational context, from the perspective of the authors Valente, Pierre Lévy and the Proinfo and Education Portal programs. The present research is characterized as qualitative descriptive, seeking to understand and describe the positive aspects of digital inclusion in the classroom. |
| Palavras-chave: | Inclusão digital Ensino médio Informação |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27835 |
| Data do documento: | 11-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mariabrunaramalhodesouza_TCC.pdf | TCC | 289,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Mariabrunaramalhodesouza_TERMO.pdf | TERMO | 473,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
