Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27836Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rocha, Maria Aparecida | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-16T19:50:08Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-16T19:50:08Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27836 | - |
| dc.description.abstract | Technology is becoming more and more necessary and growing in people's lives and daily lives. Thus, we focus on the theme of the inclusion of these technologies in the 5th grade (fifth year) in order to analyze the way in which the development practices of these tools are being studied at this level of education, since it concerns essential practices in the lives of human beings, which are part of the construction of knowledge and citizenship of the adolescents who attend the 5th (fifth) year as well as of the teachers of that level. The present research has as reference the theoretical contribution that guides the thematic work, in which the following stand out: the official documents of the PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRAZIL, 2017). In methodological terms, this work is the result of a quantitative field research carried out in two school units in the municipality of Conceição-PB, seeking to verify how the technology is used in these schools, which made it possible to significantly. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:46:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:50:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-16T19:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Quinto ano do fundamental | pt_BR |
| dc.title | Análise do uso das tecnologias nas escolas municipais de conceição : a importância tecnológica na formação infantil de alunos do quinto ano ; necessidades e benefícios. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Scaico, Alexandre | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2170883710338227 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 16/08/2023 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A tecnologia está se tornando cada vez mais necessária e mais crescente na vida e no cotidiano das pessoas. Dessa forma, debruçamo-nos sobre a temática da inclusão dessas tecnologias no ensino do 5º (quinto ano) com o objetivo de analisar a forma que estão sendo trabalhadas as práticas de desenvolvimento dessas ferramentas nesse nível de ensino, já que diz respeito a práticas essenciais na vida dos seres humanos, as quais fazem parte da construção do conhecimento e da cidadania dos adolescentes que frequentam o 5º (quinto) ano assim também como dos docentes desse nível. A presente pesquisa possui como referência o aporte teórico que norteia sobre a temática trabalhada, no qual se destacam: os documentos oficiais do PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 2017). Em termos metodológicos, esse trabalho é resultante de uma pesquisa de campo de natureza quantitava realizada em duas unidades escolares do município de Conceição-PB, buscando verificar como é dado o uso da tecnologia nessas escolas, o que possibilitou perceber que esse não é realizado de forma significativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mariaaparecidarocha_TCC.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf | 361,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
