Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Maria Aparecida-
dc.date.accessioned2023-08-16T19:50:08Z-
dc.date.available2023-08-16T19:50:08Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27836-
dc.description.abstractTechnology is becoming more and more necessary and growing in people's lives and daily lives. Thus, we focus on the theme of the inclusion of these technologies in the 5th grade (fifth year) in order to analyze the way in which the development practices of these tools are being studied at this level of education, since it concerns essential practices in the lives of human beings, which are part of the construction of knowledge and citizenship of the adolescents who attend the 5th (fifth) year as well as of the teachers of that level. The present research has as reference the theoretical contribution that guides the thematic work, in which the following stand out: the official documents of the PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRAZIL, 2017). In methodological terms, this work is the result of a quantitative field research carried out in two school units in the municipality of Conceição-PB, seeking to verify how the technology is used in these schools, which made it possible to significantly.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:46:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:50:08Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T19:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Mariaaparecidarocha_TCC.pdf: 1257759 bytes, checksum: 45f2c464d708fc06239693b58746801c (MD5) Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf: 369768 bytes, checksum: 1a2442569b15d0c0ef80663fdfdce539 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectQuinto ano do fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise do uso das tecnologias nas escolas municipais de conceição : a importância tecnológica na formação infantil de alunos do quinto ano ; necessidades e benefícios.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Scaico, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170883710338227pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 16/08/2023pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia está se tornando cada vez mais necessária e mais crescente na vida e no cotidiano das pessoas. Dessa forma, debruçamo-nos sobre a temática da inclusão dessas tecnologias no ensino do 5º (quinto ano) com o objetivo de analisar a forma que estão sendo trabalhadas as práticas de desenvolvimento dessas ferramentas nesse nível de ensino, já que diz respeito a práticas essenciais na vida dos seres humanos, as quais fazem parte da construção do conhecimento e da cidadania dos adolescentes que frequentam o 5º (quinto) ano assim também como dos docentes desse nível. A presente pesquisa possui como referência o aporte teórico que norteia sobre a temática trabalhada, no qual se destacam: os documentos oficiais do PCN (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 2017). Em termos metodológicos, esse trabalho é resultante de uma pesquisa de campo de natureza quantitava realizada em duas unidades escolares do município de Conceição-PB, buscando verificar como é dado o uso da tecnologia nessas escolas, o que possibilitou perceber que esse não é realizado de forma significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariaaparecidarocha_TCC.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mariaaparecidarocha_TERMO.pdf361,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons