Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27853| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Educação contábil e formação profissional : perspectiva para o mercado de trabalho (2011-2021) |
| Autor(es): | Batista, Amélia Rennise |
| Resumo: | A contabilidade enquanto ciência social, traz em sua essência, enorme possibilidade de contribuir com a sociedade, que por sua vez, necessita de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas dos diversos usuários que fazem uso das ferramentas contábeis para a tomada de decisão. Logo, o perfil profissional que compete ao contador e demais profissionais da área, exige constante atualização no que tange às normativas e leis que regem umas das profissões mais antigas do mundo. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo principal, analisar a percepção dos alunos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba — Campus IV, acerca da inserção no mercado de trabalho. Para atingir este objetivo foi utilizada uma metodologia de pesquisa com base na coleta de dados através de um questionário estruturado e semiestruturado elaborado pela autora deste trabalho, totalmente online, utilizando a ferramenta do Google Forms, obtendo uma amostra de 87 respondentes, que equivale a 38% do total de profissionais formados do período que compreende os anos de 2011 a 2021. Os resultados obtidos apresentam que os alunos que responderam o questionário, em sua maioria, não tinham conhecimento das áreas que competem ao profissional contábil, concordam que o curso não é suficiente para a preparação para o ingresso no mercado de trabalho e entre os maiores desafios enfrentados para esta inclusão estão a falta de experiência prática e a desvalorização profissional. Ao concluir esta pesquisa, entende-se que os alunos partilham da ideia de que o profissional contábil deve estar em constante evolução, dispondo de características necessárias para se manterem vivos no mercado como agentes facilitadores da tomada de decisão, que são de extrema importância para a economia e a sociedade. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino de contabilidade Profissionalização Mercado de trabalho |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27853 |
| Data do documento: | 6-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AméliaRenniseBatista_TCC.pdf | TCC | 7,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AméliaRenniseBatista_Termo.pdf | TERMO | 299,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
