Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27853
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação contábil e formação profissional : perspectiva para o mercado de trabalho (2011-2021)
Autor(es): Batista, Amélia Rennise
Resumo: A contabilidade enquanto ciência social, traz em sua essência, enorme possibilidade de contribuir com a sociedade, que por sua vez, necessita de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas dos diversos usuários que fazem uso das ferramentas contábeis para a tomada de decisão. Logo, o perfil profissional que compete ao contador e demais profissionais da área, exige constante atualização no que tange às normativas e leis que regem umas das profissões mais antigas do mundo. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo principal, analisar a percepção dos alunos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba — Campus IV, acerca da inserção no mercado de trabalho. Para atingir este objetivo foi utilizada uma metodologia de pesquisa com base na coleta de dados através de um questionário estruturado e semiestruturado elaborado pela autora deste trabalho, totalmente online, utilizando a ferramenta do Google Forms, obtendo uma amostra de 87 respondentes, que equivale a 38% do total de profissionais formados do período que compreende os anos de 2011 a 2021. Os resultados obtidos apresentam que os alunos que responderam o questionário, em sua maioria, não tinham conhecimento das áreas que competem ao profissional contábil, concordam que o curso não é suficiente para a preparação para o ingresso no mercado de trabalho e entre os maiores desafios enfrentados para esta inclusão estão a falta de experiência prática e a desvalorização profissional. Ao concluir esta pesquisa, entende-se que os alunos partilham da ideia de que o profissional contábil deve estar em constante evolução, dispondo de características necessárias para se manterem vivos no mercado como agentes facilitadores da tomada de decisão, que são de extrema importância para a economia e a sociedade.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino de contabilidade
Profissionalização
Mercado de trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27853
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AméliaRenniseBatista_TCC.pdfTCC7,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AméliaRenniseBatista_Termo.pdfTERMO299,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons