Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27861
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O uso e conhecimento das TIC’s na percepção dos alunos de ciências contábeis da universidade federal da Paraíba campus IV
Autor(es): Silva, Ana Cleuma Gomes da
Resumo: O objetivo desse trabalho é descrever o uso e o conhecimento das TIC’s por meio da percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba Campus IV. Realizou-se uma pesquisa indutiva, com análise quantitativa, de natureza descritiva, com emprego de estatística descritiva por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Participaram da pesquisa 153 respondentes. Observou-se que os alunos ingressantes e concluintes acessam mais a internet pelo celular e a frequência de tal acesso é maior em redes sociais em ambos os grupos. Os concluintes acessam mais a internet para obter informações sobre noticias do que os demais alunos matriculados no curso. O domínio e o conhecimento de programas computacionais específicos da área Contábil é maior entre alunos concluintes que aprenderam a utilizá-los na universidade e os que declaram estar trabalhando na área. Já os aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto como Google Meet® e Google Classroom® foram bastante abordados pelos alunos, declaram que no início da Pandemia da Covid-19 tiveram dificuldade pelo pouco conhecimento com essa ferramenta digital, mais que o recurso organizacional do ensino remoto de emergência, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem de forma positiva no período da demanda emergencial. É notório que a evolução tecnológica veio para modificar todas as profissões e a maneira de se trabalhar, sendo de cada área e perfil profissional deve se adaptar para utilizar a tecnologia ao seu favor, como instrumento de auxílio profissional. Dessa forma concluímos que a utilização e o domínio de tecnologias digitais representam não somente ferramentas relacionadas aos aspectos pedagógicos do ensino aprendizagem, mais também importantes instrumentos de trabalho do futuro profissional contábil.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Ambiente virtual de aprendizagem
Profissional contábil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27861
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCleumaGomesdaSilva_TCC.pdfTCC387,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnaCleumaGomesdaSilva_TERMO.pdfTERMO306,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons