Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27861| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | O uso e conhecimento das TIC’s na percepção dos alunos de ciências contábeis da universidade federal da Paraíba campus IV |
| Autor(es): | Silva, Ana Cleuma Gomes da |
| Resumo: | O objetivo desse trabalho é descrever o uso e o conhecimento das TIC’s por meio da percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba Campus IV. Realizou-se uma pesquisa indutiva, com análise quantitativa, de natureza descritiva, com emprego de estatística descritiva por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Participaram da pesquisa 153 respondentes. Observou-se que os alunos ingressantes e concluintes acessam mais a internet pelo celular e a frequência de tal acesso é maior em redes sociais em ambos os grupos. Os concluintes acessam mais a internet para obter informações sobre noticias do que os demais alunos matriculados no curso. O domínio e o conhecimento de programas computacionais específicos da área Contábil é maior entre alunos concluintes que aprenderam a utilizá-los na universidade e os que declaram estar trabalhando na área. Já os aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto como Google Meet® e Google Classroom® foram bastante abordados pelos alunos, declaram que no início da Pandemia da Covid-19 tiveram dificuldade pelo pouco conhecimento com essa ferramenta digital, mais que o recurso organizacional do ensino remoto de emergência, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem de forma positiva no período da demanda emergencial. É notório que a evolução tecnológica veio para modificar todas as profissões e a maneira de se trabalhar, sendo de cada área e perfil profissional deve se adaptar para utilizar a tecnologia ao seu favor, como instrumento de auxílio profissional. Dessa forma concluímos que a utilização e o domínio de tecnologias digitais representam não somente ferramentas relacionadas aos aspectos pedagógicos do ensino aprendizagem, mais também importantes instrumentos de trabalho do futuro profissional contábil. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Tecnologia da informação Ambiente virtual de aprendizagem Profissional contábil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27861 |
| Data do documento: | 14-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaCleumaGomesdaSilva_TCC.pdf | TCC | 387,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AnaCleumaGomesdaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 306,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
