Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2787
Tipo: TCC
Título: Correção do texto escolar: concepções e prática dos estudantes do curso letras-português
Autor(es): Cruz, Joeliane da Silva
Primeiro Orientador: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções de correção textual, o papel do professor e os aspectos priorizados na correção de textos de alunos da educação básica por estudantes do curso Letras-Português da UFPB. A presente pesquisa fundamentou-se principalmente nos estudos de Ruiz (2013), Antunes (2003, 2006) e Costa Val (2009) sobre correção do texto escrito. Como procedimento metodológico, elaboramos um instrumento de coleta de dados que foi respondido por 18 alunos do 4º período do curso de Letras-Português da UFPB. Os dados coletados nos três itens abordados na pesquisa, finalidade da correção, aspectos relevantes e papel do professor na correção, nos revelam que os alunos em formação demonstram uma visão mais ampla da correção textual, embora ainda mantenham uma concepção de correção textual como apontamento de erros. Concluímos que a formação docente tem contribuído para a mudança de percepção do que seria a correção textual, bem como dos critérios a serem avaliados e do papel do professor nesse processo.
Abstract: This work aimed to investigate the conceptions of textual correction, the role of the teacher and the aspects prioritized in the correction of texts of students of basic education by students of the course of Letter-Portuguese of UFPB. The present research was based mainly on the studies of Ruiz (2013), Antunes (2003, 2006) and Costa Val (2009) on correction of written text. As a methodological procedure, we developed a data collection instrument that was answered by 18 students from the 4th period of the Portuguese-language course at UFPB. The data collected in the three items addressed in the research, the purpose of the correction, the relevant aspects and the role of the teacher in the correction, reveal that the students in formation demonstrate a broader view of the textual correction, although they still maintain a conception of textual correction as errors. We conclude that the teacher training has contributed to the change of perception of what would be the textual correction, as well as the criteria to be evaluated and the role of the teacher in this process.
Palavras-chave: Correção textual
Produção de texto
Avaliação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2787
Data do documento: 20-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSC20072017.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons