Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27873
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A percepção da visão dos alunos sobre a relevância das disciplinas de estágio supervisionado e suas contribuições como ferramenta de capacitação para o mercado de trabalho: um estudo com os alunos de ciências contábeis da UFPB Campus IV
Autor(es): Duarte, Emilly Wellyda Sousa
Resumo: O estágio é um ponto importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional, ele proporciona aos estudantes o conhecimento das áreas da sua profissão e a partir disso, o mesmo tem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e seguir a área de sua preferência. Diante disso, o presente artigo discute a percepção da visão dos alunos sobre a relevância das disciplinas de estágio supervisionado e suas contribuições para a capacitação e formação dos discentes. A escolha para o tema deste trabalho está relacionada ao propósito de entender o estágio supervisionado visto pelos alunos do campus IV da UFPB, e se o mesmo contribui na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, já que na maioria das vezes, o estágio é o primeiro contato dos alunos com a profissão. A técnica utilizada na pesquisa proposta é bibliográfica, documental e com estudo de caso, com a aplicação de um questionário que foi desenvolvido para a pesquisa e possui 12 perguntas, sendo 3 delas questões abertas. Foram coletadas respostas de 27 alunos, dos 87 que estão cursando as disciplinas de estágio I, II, III, IV do curso de ciências contábeis, no período de 2021.2. Devido a pandemia do Covid-19, muitas atividades comerciais passaram por modificações para se enquadrarem a atual realidade e com as atividades de estágio não foi diferente no período de aplicação da pesquisa, as disciplinas de estágio supervisionado sofreram modificações para dar continuidade as atividades no atual cenário. Ao avaliarmos as respostas coletadas também sobre esse assunto, podemos perceber que as diferentes opiniões dos alunos encontram-se, de forma geral, em sintonia, demonstrando que independentemente da idade, do período que está cursando e das disciplinas de estágio que cursou ou está cursando no momento, o pensamento é semelhante, onde enfatiza a importância da disciplina de estágio para o desenvolvimento, formação e ingresso no mercado de trabalho.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: estágio supervisionado
Ciências Contábeis
Mercado de trabalho
Capacitação
Percepção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27873
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmillyWellydaSousaDuarte__TCC.pdfTCC804,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EmillyWellydaSousaDuarte__TERMO.pdfTERMO519,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons