Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27896
Tipo: TCC
Título: O retrato decolonial.
Título(s) alternativo(s): The Decolonial Portrait.
Autor(es): Mendes, Ariana Atanazio
Primeiro Orientador: Costa, Robson Xavier da
Resumo: Esta pesquisa partiu do princípio de investigar o conceito de "Retrato Decolonial" a partir de um trabalho artístico pessoal realizado em 2020, intitulado "amar", e os caminhos que me conduziram até ele. Inicialmente, explorei, por meio de um levantamento histórico, questões sobre a representação de corpos racializados no campo das artes visuais, em particular no gênero do retrato, abrangendo as práticas de pintura e desenho ao longo da formação da nação brasileira, marcada pelo processo da colonização europeia. Nesse contexto, realizei um levantamento histórico para compreender a transformação ocorrida ao longo do século XX, quando os sujeitos pertencentes à negritude no Brasil deixaram de ser objetos do colonizador para se tornarem produtores de suas próprias narrativas. Neste sentido, a pesquisa também se dedicou a uma auto investigação, justificando a escolha dos elementos poéticos presentes na obra central deste estudo. Além disso, busquei refletir sobre a minha própria identidade como artista feminina racializada no Nordeste brasileiro. Ao ampliar meu conhecimento e explorar a perspectiva da negritude, busquei compreender de forma abrangente o impacto da decolonialidade no retrato artístico na sociedade brasileira e na minha formação como artista e pesquisadora.
Abstract: This research began from the principle of investigating the concept of "Decolonial Portrait" through a personal artistic work created in 2020, titled "amar," and the paths that led me to it. Initial y, I explored questions about the representation of racialized bodies in the field of visual arts, particularly in the canon of portraiture, encompassing the practices of painting and drawing throughout the formation of the Brazilian nation, which was influenced by the process of European colonization. In this context, I conducted a historical survey to understand the transformation that occurred during the 20th century, when individuals belonging to the black community in Brazil ceased to be objects of representation of the colonizer and became producers of their narratives. Consequently, the research also involved self-investigation, justifying the selection of the poetic elements present in the main work of this study. Additional y, I sought to reflect on my identity as a racialized female artist in northeastern Brazil. By expanding my knowledge and exploring the perspective of blackness, I searched to comprehensively understand the impact of decoloniality on artistic portrayal in Brazilian society and in my training as an artist and researcher.
Palavras-chave: Artes Visuais
Retrato decolonial
Racialização
Identidade
Decolonialidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27896
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAM10072023.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons