Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morais, Renan Gonçalves De | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T10:39:15Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T10:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T10:39:04Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdf: 906425 bytes, checksum: 4af01962a6b90a3bfefbaa8a12d5af41 (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdf: 587995 bytes, checksum: adb1739f9ae198a8a7219513f665bbf6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T10:39:15Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdf: 906425 bytes, checksum: 4af01962a6b90a3bfefbaa8a12d5af41 (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdf: 587995 bytes, checksum: adb1739f9ae198a8a7219513f665bbf6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-21T10:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdf: 906425 bytes, checksum: 4af01962a6b90a3bfefbaa8a12d5af41 (MD5) RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdf: 587995 bytes, checksum: adb1739f9ae198a8a7219513f665bbf6 (MD5) Previous issue date: 2022-06-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | A internet como auxiliou ao ensino da língua inglesa no contexto das aulas remotas. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando o contexto da pandemia da COVID-19 e os desafios da implementação do ensino remoto emergencial, este tema foi escolhido devido à necessidade de contribuir para a formação mais significativa de nossos alunos, utilizando a tecnologia em sala de aula para ajudar e ampliar o conhecimento adquirido. Para tanto, o artigo tem como objetivo identificar como a internet pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao ensino da língua inglesa durante as aulas remotas. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação para a coleta de dados, por meio do envio do questionário a partir do Formulários Google. Fizeram parte da pesquisa duas docentes de língua inglesa, que atuam no município de Taperoá - Paraíba. A análise dos dados coletados se deu a partir de uma abordagem quantitativa, com apresentação dos resultados em tabelas e gráficos, com distribuição de frequências. Os resultados evidenciaram que, com a urgente implementação do ensino remoto emergencial, surgiram desafios à docência de língua inglesa, tais como: aprender e trabalhar dentro das limitações do ambiente doméstico, desconsiderando aspectos e situações pessoais, profissionais e contextuais que afetam alunos e professores; ausência de equipamentos técnicos de boa qualidade, sobretudo pelos alunos, o que acabou impactando na realização de aulas ou atividades. Concluiu-se que, apesar das dificuldades percebidas para a implantação do ensino remoto emergencial, as aulas de língua inglesa puderam ser ofertadas, fazendo-se uso de diferentes ferramentas e metodologias de ensino e recursos da internet que possibilitam o ensino da língua inglesa, como o e-mail, chats, softwares de videoconferência, dentre outros a ser citados na pesquisa, favorecendo a diversificação das atividades nas aulas e incentivando os alunos a participarem delas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdf | TCC | 885,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdf | TERMO | 574,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons