Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A internet como auxiliou ao ensino da língua inglesa no contexto das aulas remotas. |
Autor(es): | Morais, Renan Gonçalves De |
Resumo: | Considerando o contexto da pandemia da COVID-19 e os desafios da implementação do ensino remoto emergencial, este tema foi escolhido devido à necessidade de contribuir para a formação mais significativa de nossos alunos, utilizando a tecnologia em sala de aula para ajudar e ampliar o conhecimento adquirido. Para tanto, o artigo tem como objetivo identificar como a internet pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao ensino da língua inglesa durante as aulas remotas. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação para a coleta de dados, por meio do envio do questionário a partir do Formulários Google. Fizeram parte da pesquisa duas docentes de língua inglesa, que atuam no município de Taperoá - Paraíba. A análise dos dados coletados se deu a partir de uma abordagem quantitativa, com apresentação dos resultados em tabelas e gráficos, com distribuição de frequências. Os resultados evidenciaram que, com a urgente implementação do ensino remoto emergencial, surgiram desafios à docência de língua inglesa, tais como: aprender e trabalhar dentro das limitações do ambiente doméstico, desconsiderando aspectos e situações pessoais, profissionais e contextuais que afetam alunos e professores; ausência de equipamentos técnicos de boa qualidade, sobretudo pelos alunos, o que acabou impactando na realização de aulas ou atividades. Concluiu-se que, apesar das dificuldades percebidas para a implantação do ensino remoto emergencial, as aulas de língua inglesa puderam ser ofertadas, fazendo-se uso de diferentes ferramentas e metodologias de ensino e recursos da internet que possibilitam o ensino da língua inglesa, como o e-mail, chats, softwares de videoconferência, dentre outros a ser citados na pesquisa, favorecendo a diversificação das atividades nas aulas e incentivando os alunos a participarem delas |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Tecnologia Língua inglesa Professor Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911 |
Data do documento: | 17-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdf | TCC | 885,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdf | TERMO | 574,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons