Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A internet como auxiliou ao ensino da língua inglesa no contexto das aulas remotas.
Autor(es): Morais, Renan Gonçalves De
Resumo: Considerando o contexto da pandemia da COVID-19 e os desafios da implementação do ensino remoto emergencial, este tema foi escolhido devido à necessidade de contribuir para a formação mais significativa de nossos alunos, utilizando a tecnologia em sala de aula para ajudar e ampliar o conhecimento adquirido. Para tanto, o artigo tem como objetivo identificar como a internet pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao ensino da língua inglesa durante as aulas remotas. Metodologicamente, a pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação para a coleta de dados, por meio do envio do questionário a partir do Formulários Google. Fizeram parte da pesquisa duas docentes de língua inglesa, que atuam no município de Taperoá - Paraíba. A análise dos dados coletados se deu a partir de uma abordagem quantitativa, com apresentação dos resultados em tabelas e gráficos, com distribuição de frequências. Os resultados evidenciaram que, com a urgente implementação do ensino remoto emergencial, surgiram desafios à docência de língua inglesa, tais como: aprender e trabalhar dentro das limitações do ambiente doméstico, desconsiderando aspectos e situações pessoais, profissionais e contextuais que afetam alunos e professores; ausência de equipamentos técnicos de boa qualidade, sobretudo pelos alunos, o que acabou impactando na realização de aulas ou atividades. Concluiu-se que, apesar das dificuldades percebidas para a implantação do ensino remoto emergencial, as aulas de língua inglesa puderam ser ofertadas, fazendo-se uso de diferentes ferramentas e metodologias de ensino e recursos da internet que possibilitam o ensino da língua inglesa, como o e-mail, chats, softwares de videoconferência, dentre outros a ser citados na pesquisa, favorecendo a diversificação das atividades nas aulas e incentivando os alunos a participarem delas
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Tecnologia
Língua inglesa
Professor
Ensino remoto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27911
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenanGoncalvesdeMorais__TCC.pdfTCC885,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RenanGoncalvesdeMorais__TERMO.pdfTERMO574,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons