Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27925
Tipo: TCC
Título: De que maneira a Rubacão Jazz influencia na formação musical e pedagógica dos seus participantes.
Título(s) alternativo(s): How Rubacão Jazz influences the musical and pedagogical training of its participants.
Autor(es): Silva, Alan Andrade da
Primeiro Orientador: Ferreira, Alexandre Magno e Silva
Resumo: Esta pesquisa observou como acontecem os processos de ensino/aprendizagem dentro de um espaço musical com formação instrumental de Big Band, levando em consideração o desenvolvimento performático e pedagógico dos seus participantes. Sua fundamentação está relacionada à educação musical, bem como a extensão universitária como um aporte para o ensino de performance e pedagogias musicais através de disciplinas de prática de conjunto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que possibilitou o levantamento bibliográfico referente ao tema, pesquisa documental, bem como a coleta de dados, com questionário e entrevista semiestruturada, outrossim observações. Neste sentido, busca-se compreender a luz de diversos autores e outros grupos com a mesma formação, metodologias de ensino ou abordagens didáticas que são aplicadas em grupo como esse, sobretudo quando estes estão inseridos em contexto de educação formal, a saber de ensino superior. A partir disso, a pesquisa busca então identificar contribuições para o crescimento profissional dos envolvidos.
Abstract: This research observed how the teaching/learning processes take place within a musical space with instrumental Big Band training, taking into account the performative and pedagogical development of its participants. Its foundation is related to music education, as well as university extension as a contribution to the teaching of performance and musical pedagogies through ensemble practice disciplines. For that, a qualitative research was carried out that allowed the bibliographic survey related to the theme, documentary research, as well as data collection, with a questionnaire and semi-structured interview, as well as observations. In this sense, we seek to understand the light of different authors and other groups with the same background, teaching methodologies or didactic approaches that are applied in a group like this, especially when they are inserted in a context of formal education, namely higher education . From this, the research then seeks to identify contributions to the professional growth of those involved.
Palavras-chave: Educação musical
Rubacão Jazz - Formação - UFPB
Banda de jazz - Estudo e ensino
Música - Formação instrumental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27925
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAS14072023.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons