Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27929| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Competências técnicas e o mercado de trabalho contábil: uma análise sobre a percepção dos discentes quanto aos conhecimento técnico adquiridos com o uso da tecnologia da informação nas disciplinas de estágio supervisionado |
| Autor(es): | Santos, Severino de Lima dos |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, campus IV, sobre as competências técnicas adquiridas a partir da Tecnologia da Informação trabalhada nas disciplinas de estágio supervisionado. A metodologia utilizada foi descritiva por meio de um questionário fechado com 13 questões aplicado através do google formulários com alunos concluintes matriculados em estágio IV, o critério da escolha foi selecionando os alunos que já tivessem feito a parte prática do curso. De uma população de 34 alunos, foram obtidas 29 respostas, o tratamento dos dados foi analisado através da escala de likert e o apoio de gráficos descritivos da estatística descritiva. Os resultados apontam que esses futuros profissionais utilizam bem a tecnologia no seu dia a dia, e no ambiente acadêmico é possível afirmar que há o desenvolvimento de competências técnicas utilizando o apoio da tecnologia da informação nas disciplinas de estágio supervisionado. Percebe-se, no geral, que a instituição de ensino oferta de maneira adequada a tecnologia da informação no ambiente acadêmico, sendo esse contato com os sistemas específicos da área, oportunizados pela primeira vez, a maioria dos discentes, nas disciplinas de estágio supervisionado. Os discentes investigados também declaram possuir capacidade de analisar dados com o apoio da tecnologia da informação, atendendo a recomendação da Diretriz do Conselho Nacional. No geral, o discente que está chegando ao mercado de trabalho se sente preparado para trabalhar com os sistemas contábeis, devendo-se ressalvar que a tecnologia da informação, assim como, a contabilidade são bastantes dinâmicos e se modifica com o desenvolvimento da sociedade, necessitando de aperfeiçoamento sempre. Esta pesquisa, por se tratar de percepção, traz uma visão pessoal dos seus participantes, devendo se refletir acerca dos seus resultados quanto a quantidade de disciplinas de laboratório nos cursos de Ciências Contábeis. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Sistemas de informações Estudantes Competências técnicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27929 |
| Data do documento: | 1-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SeverinodeLimadosSantos__TCC.pdf | TCC | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| SeverinodeLimadosSantos__TERMO.pdf | TERMO | 454,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
