Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27929
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competências técnicas e o mercado de trabalho contábil: uma análise sobre a percepção dos discentes quanto aos conhecimento técnico adquiridos com o uso da tecnologia da informação nas disciplinas de estágio supervisionado
Autor(es): Santos, Severino de Lima dos
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, campus IV, sobre as competências técnicas adquiridas a partir da Tecnologia da Informação trabalhada nas disciplinas de estágio supervisionado. A metodologia utilizada foi descritiva por meio de um questionário fechado com 13 questões aplicado através do google formulários com alunos concluintes matriculados em estágio IV, o critério da escolha foi selecionando os alunos que já tivessem feito a parte prática do curso. De uma população de 34 alunos, foram obtidas 29 respostas, o tratamento dos dados foi analisado através da escala de likert e o apoio de gráficos descritivos da estatística descritiva. Os resultados apontam que esses futuros profissionais utilizam bem a tecnologia no seu dia a dia, e no ambiente acadêmico é possível afirmar que há o desenvolvimento de competências técnicas utilizando o apoio da tecnologia da informação nas disciplinas de estágio supervisionado. Percebe-se, no geral, que a instituição de ensino oferta de maneira adequada a tecnologia da informação no ambiente acadêmico, sendo esse contato com os sistemas específicos da área, oportunizados pela primeira vez, a maioria dos discentes, nas disciplinas de estágio supervisionado. Os discentes investigados também declaram possuir capacidade de analisar dados com o apoio da tecnologia da informação, atendendo a recomendação da Diretriz do Conselho Nacional. No geral, o discente que está chegando ao mercado de trabalho se sente preparado para trabalhar com os sistemas contábeis, devendo-se ressalvar que a tecnologia da informação, assim como, a contabilidade são bastantes dinâmicos e se modifica com o desenvolvimento da sociedade, necessitando de aperfeiçoamento sempre. Esta pesquisa, por se tratar de percepção, traz uma visão pessoal dos seus participantes, devendo se refletir acerca dos seus resultados quanto a quantidade de disciplinas de laboratório nos cursos de Ciências Contábeis.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Sistemas de informações
Estudantes
Competências técnicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27929
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeverinodeLimadosSantos__TCC.pdfTCC1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SeverinodeLimadosSantos__TERMO.pdfTERMO454,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons