Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Valdízia Karen Isabela dos Santos Gomes-
dc.date.accessioned2023-08-21T17:04:48Z-
dc.date.available2023-08-21T17:04:48Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27939-
dc.description.abstractThe education, in general, despite advances, is permeated by many difficulties, especially regarding the teaching of the English language, especially in public schools. Studies show that one of the problems use to be relationed to the textbook given at the schools. In this sense, the present research, of a documentary and qualitative nature, has as its general objective: To investigate how the English language textbook Way to Go is incorporating oral genres and elements of pornunciation in their content. To this end, we base this study on the works of Costa (2012), Lombardi; Silva (2014), Dias (2019), Sarmento; Lamberts (2016), Oliveira; Kauark (2011), Silveira (2004), Travaglia (2013), among others. Thus, we made a cut by selecting only the section Listening and speaking of the book Way to go! that has more to do with the aforementioned objective. The analysis made it possible to observe that the textbook in focus contemplates the pronunciation in an incipient way in the activities of the members of the mentioned section. We point out as possible solutions for this gap that there should be pronunciation activities in textbooks, guided by the teachings, that there should be moments of pronunciation practice, sound perception and production exercises, that is, more controlled exercises (such as drills) until reaching the totally free oral practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T17:04:32Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TCC.pdf: 615463 bytes, checksum: 53d2ae6e9df15f5c3a2ccd38873ebb3e (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TERMO.pdf: 201331 bytes, checksum: 03f3bebf2b226947d08d2fd5fbc0b37b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-21T17:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TCC.pdf: 615463 bytes, checksum: 53d2ae6e9df15f5c3a2ccd38873ebb3e (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TERMO.pdf: 201331 bytes, checksum: 03f3bebf2b226947d08d2fd5fbc0b37b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-21T17:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TCC.pdf: 615463 bytes, checksum: 53d2ae6e9df15f5c3a2ccd38873ebb3e (MD5) ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TERMO.pdf: 201331 bytes, checksum: 03f3bebf2b226947d08d2fd5fbc0b37b (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectpronúnciapt_BR
dc.titleO livro didático way to go! para o ensino médio: uma análise da seção de listening and speakingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA educação, de modo geral, apesar dos avanços, é permeada por muitas dificuldades, sobretudo no que tange ao ensino da língua inglesa, especialmente nas escolas públicas. Estudos mostram que um dos problemas costuma estar relacionado ao livro didático adotado nas escolas. Nesse sentido, a presente pesquisa, de cunho documental e natureza qualitativa, traz como objetivo geral: Investigar como o LD Way to Go está incorporando os gêneros orais e atividades de pronúncia, em seu conteúdo. Para tal, fundamentamos este estudo nos trabalhos de Costa (2012), Lombardi; Silva (2014), Dias (2019), Sarmento; Lamberts (2016), Oliveira; Kauark (2011), Silveira (2004), Travaglia (2013), dentre outros. Assim, fizemos um recorte selecionando apenas a seção Listening and speaking do livro Way to go! que mais tem a ver com o objetivo supramencionado. Após análise, foi possível observar que o livro didático em foco contempla a pronúncia de modo incipiente nas atividades integrantes da citada seção. Apontamos como possíveis soluções para essa lacuna que deve haver atividades de pronúncia nos livros didáticos, orientadas pelos docentes, que haja momentos de prática da pronúncia, exercícios de percepção e produção dos sons, ou seja, exercícios mais controlados (como os drills) até atingir a prática oral totalmente livrept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TCC.pdfTCC601,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ValdíziaKarenIsabeladosSantosGomesOliveira__TERMO.pdfTERMO196,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons