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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27939
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O livro didático way to go! para o ensino médio: uma análise da seção de listening and speaking |
Autor(es): | Oliveira, Valdízia Karen Isabela dos Santos Gomes |
Resumo: | A educação, de modo geral, apesar dos avanços, é permeada por muitas dificuldades, sobretudo no que tange ao ensino da língua inglesa, especialmente nas escolas públicas. Estudos mostram que um dos problemas costuma estar relacionado ao livro didático adotado nas escolas. Nesse sentido, a presente pesquisa, de cunho documental e natureza qualitativa, traz como objetivo geral: Investigar como o LD Way to Go está incorporando os gêneros orais e atividades de pronúncia, em seu conteúdo. Para tal, fundamentamos este estudo nos trabalhos de Costa (2012), Lombardi; Silva (2014), Dias (2019), Sarmento; Lamberts (2016), Oliveira; Kauark (2011), Silveira (2004), Travaglia (2013), dentre outros. Assim, fizemos um recorte selecionando apenas a seção Listening and speaking do livro Way to go! que mais tem a ver com o objetivo supramencionado. Após análise, foi possível observar que o livro didático em foco contempla a pronúncia de modo incipiente nas atividades integrantes da citada seção. Apontamos como possíveis soluções para essa lacuna que deve haver atividades de pronúncia nos livros didáticos, orientadas pelos docentes, que haja momentos de prática da pronúncia, exercícios de percepção e produção dos sons, ou seja, exercícios mais controlados (como os drills) até atingir a prática oral totalmente livre |
Abstract: | The education, in general, despite advances, is permeated by many difficulties, especially regarding the teaching of the English language, especially in public schools. Studies show that one of the problems use to be relationed to the textbook given at the schools. In this sense, the present research, of a documentary and qualitative nature, has as its general objective: To investigate how the English language textbook Way to Go is incorporating oral genres and elements of pornunciation in their content. To this end, we base this study on the works of Costa (2012), Lombardi; Silva (2014), Dias (2019), Sarmento; Lamberts (2016), Oliveira; Kauark (2011), Silveira (2004), Travaglia (2013), among others. Thus, we made a cut by selecting only the section Listening and speaking of the book Way to go! that has more to do with the aforementioned objective. The analysis made it possible to observe that the textbook in focus contemplates the pronunciation in an incipient way in the activities of the members of the mentioned section. We point out as possible solutions for this gap that there should be pronunciation activities in textbooks, guided by the teachings, that there should be moments of pronunciation practice, sound perception and production exercises, that is, more controlled exercises (such as drills) until reaching the totally free oral practice. |
Palavras-chave: | Dificuldades língua inglesa livro didático pronúncia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27939 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
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