Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27950| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A relação das competências estabelecidas pelo projeto pedagógico do curso de ciências contábeis do campus IV/UFPB com as competências adquiridas por alunos concluintes do curso |
| Autor(es): | Lima, Megue da Silva |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relacionar as competências estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis do Campus IV/UFPB com as competências adquiridas por alunos concluintes do curso. Para isso, a fundamentação discorre a respeito da conceituação de competências e seus avanços, os níveis existentes e as competências indicadas no PPC do curso pesquisado. O estudo utilizou uma abordagem quantitativa, do tipo descritivo e considerado um estudo de caso. Teve-se uma amostra de 25 respondentes dos 46 discentes matriculados nas disciplinas de TCC 1 e TCC 2. A coleta ocorreu por meio de questionário aplicado online durante o mês de abril de 2021, sendo ele analisado a partir da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos consideram ter desenvolvido bem 5 das 10 competências expostas no PPC do curso e as outras competências ainda necessitam de um maior desenvolvimento. As principais competências que se destacaram na pesquisa foram as ligadas à terminologia e linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais e também a visão sistêmica interdisciplinar relativa à área contábil. Desse modo, foi revelado o quanto o alunado absorveu os conteúdos apresentados nas disciplinas da composição curricular. Os conhecimentos adquiridos foram moldando habilidades intelectuais e comportamentais nos alunos respondentes. Tal levantamento possibilita ao curso alinhar melhor com as competências exigidas no próprio mercado de trabalho do contador. Conclui-se, então, que é relevante repensar a grade curricular para a inserção de disciplinas com ementas que contribuam com o avançar dessas competências a serem adquiridas pelos alunos, qualificando-os mais para seu campo de mercado. Por fim, espera-se que este estudo tenha contribuído para o campo da educação contábil ao focalizar a importância de alinhar teoria e prática por meio do desenvolvimento de competências que qualifiquem o estudante em sua atuação profissional. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Competência Ciências contábeis Alunos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27950 |
| Data do documento: | 5-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MequedaSilvaLima__TCC.pdf | 217,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| MequedaSilvaLima__TERMO.pdf | 564,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
