Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27950
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação das competências estabelecidas pelo projeto pedagógico do curso de ciências contábeis do campus IV/UFPB com as competências adquiridas por alunos concluintes do curso
Autor(es): Lima, Megue da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relacionar as competências estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis do Campus IV/UFPB com as competências adquiridas por alunos concluintes do curso. Para isso, a fundamentação discorre a respeito da conceituação de competências e seus avanços, os níveis existentes e as competências indicadas no PPC do curso pesquisado. O estudo utilizou uma abordagem quantitativa, do tipo descritivo e considerado um estudo de caso. Teve-se uma amostra de 25 respondentes dos 46 discentes matriculados nas disciplinas de TCC 1 e TCC 2. A coleta ocorreu por meio de questionário aplicado online durante o mês de abril de 2021, sendo ele analisado a partir da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos consideram ter desenvolvido bem 5 das 10 competências expostas no PPC do curso e as outras competências ainda necessitam de um maior desenvolvimento. As principais competências que se destacaram na pesquisa foram as ligadas à terminologia e linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais e também a visão sistêmica interdisciplinar relativa à área contábil. Desse modo, foi revelado o quanto o alunado absorveu os conteúdos apresentados nas disciplinas da composição curricular. Os conhecimentos adquiridos foram moldando habilidades intelectuais e comportamentais nos alunos respondentes. Tal levantamento possibilita ao curso alinhar melhor com as competências exigidas no próprio mercado de trabalho do contador. Conclui-se, então, que é relevante repensar a grade curricular para a inserção de disciplinas com ementas que contribuam com o avançar dessas competências a serem adquiridas pelos alunos, qualificando-os mais para seu campo de mercado. Por fim, espera-se que este estudo tenha contribuído para o campo da educação contábil ao focalizar a importância de alinhar teoria e prática por meio do desenvolvimento de competências que qualifiquem o estudante em sua atuação profissional.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Competência
Ciências contábeis
Alunos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27950
Data do documento: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MequedaSilvaLima__TCC.pdf217,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MequedaSilvaLima__TERMO.pdf564,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons