Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27976
Tipo: | TCC |
Título: | CONTEÚDOS CULTURAIS NAS AULAS DE ELE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE “EL DÍA DE LOS MUERTOS” |
Autor(es): | TEIXEIRA, YASMIN DE SOUSA |
Primeiro Orientador: | Batista, Maria Luiza Teixeira |
Resumo: | Neste estudo, apresentarei uma experiência vivenciada enquanto professora residente de espanhol do subprojeto de Letras Inglês e Letras Espanhol do Programa Residência Pedagógica dentro do contexto do Ensino Remoto de Emergência (ERE). Essa experiência diz respeito ao relato de uma atividade cujo objetivo foi incluir aspectos culturais nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) na modalidade remota. Esse trabalho também tem como meta abordar os desafios enfrentados nessa nova modalidade de ensino, no intuito de entender a posição do professor e do aluno dentro desse novo contexto. Em busca de compreender o conceito de cultura, utilizei como referencial teórico os textos de Santos (2006) que apresenta as diversas definições do que é cultura e Laraia (2001) que trata da cultura como um conceito antropológico. Com a finalidade de incluir elementos culturais nas aulas de ELE, recorri ao trabalho das professoras Myriam Dennis e Montserrat Matas Pla (2009). E com o propósito de entender Ensino Remoto de Emergência e suas implicações, utilizei o texto de Hodges (2020). Como resultado dessa experiência, posso afirmar que trabalhar com aspectos culturais nas aulas de ELE é uma forma mais dinâmica e agradável de aprender uma língua estrangeira. |
Abstract: | En este trabajo, presentaré una experiencia vivida como profesora residente de español del subproyecto de Letras Inglés y Letras Español del Programa de Residencia Pedagógica en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). Esta experiencia se trata del informe de una actividad cuyo objetivo era incluir aspectos culturales en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE) en la modalidad a distancia. Este trabajo también tiene como objetivo abordar los retos a los que se enfrenta esta nueva modalidad de enseñanza, con el fin de comprender la posición del profesor y del alumno en este nuevo contexto. Para entender el concepto de cultura, utilicé como referencia teórica los textos de Santos (2006) que presenta las diversas definiciones de lo que es cultura y Laraia (2001) que trata de la cultura como concepto antropológico. Para incluir elementos culturales en las clases de ELE, recurrí al trabajo de las profesoras Myriam Dennis y Montserrat Matas Pla (2009). Y para entender la Enseñanza Remota de Emergencia y sus implicaciones, utilicé el texto de Hodges (2020). Como resultado de esta experiencia, puedo decir que trabajar con aspectos culturales en las clases de ELE es una forma más dinámica y agradable de aprender una lengua extranjera. |
Palavras-chave: | Residência Pedagógica Conteúdos Culturais Ensino Remoto de Emergência; Ensino de Espanhol |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27976 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA ,Yasmin (2023) Conteúdos culturais nas aulas de ELE - uma proposta didática sobre el día de los muertos.pdf | 295,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons