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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27985
Tipo: Dissertação
Título: Um (novo) Porto do Capim para um rio de difícil navegação: trabalhadores e as margens da modernização urbana na cidade da Parahyba (1920-1924)
Autor(es): Teles, Letícia Helen Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Tiago Bernardon de
Resumo: Em uma conjuntura marcada pelo clientelismo e pelos conflitos entre setores da classe dominante pela direção do poder hegemônico do Estado, a tentativa de reestruturação do Porto do Capim, na década de 1920, se apresentou como um paraíso de negócios fáceis, sendo caracterizada pelos desvios de verbas públicas. Inserindo-se na primeira fase da modernização capitalista na Parahyba, as obras portuárias foram realizadas em um contexto de tentativas de ordenação e higienização social de uma cidade que, como mencionado por Mario de Andrade (1929), era e continuou sendo “desmantelada com tudo de mistura”. Durante esse processo, as periferias centrais continuam a emergir nos antros da cidade por meio de ruas e becos marcados por práticas cotidianas da classe trabalhadora que, por sua vez, negam a modernização pelo alto. Deste modo, é justamente com o objetivo de investigar o Porto do Capim como um espaço de trabalhadores que a presente dissertação se estrutura. Para tanto, tendo como base teórico- metodológica as proposições da “história vista de baixo” e, mais especificamente, do historiador inglês E. P. Thompson (1981, 1987, 1997, 1998 e 2001), analisamos algumas fontes históricas, notadamente, os jornais e periódicos (O Norte, O Jornal, A União e Diário de Pernambuco), as fotografias (Acervo do Porto de Cabedelo) e diversos documentos do Estado e de associações empresariais privadas, a exemplo de telegramas da Associação Comercial da Paraíba, Relatórios de Presidente de Província da Paraíba, Relatórios de Viação e Obras Públicas da Paraíba e do Código de Posturas da Cidade da Parahyba do Norte. Por meio do cruzamento das fontes e dos materiais bibliográficos, nossa análise avançou em uma série de considerações sobre o Porto do Capim e a classe trabalhadora a ele vinculada, além de elencar outros pontos para o desenvolvimento de investigações futuras. Neste sentido, intenta ser mais uma contribuição historiográfica acerca da compreensão histórica dos conflitos de classes vivenciados nos processos de modernização urbana, muitas vezes escamoteados nos discursos hegemônicos de culturas históricas que desconsideram seus efeitos sobre as classes subalternizadas. Especificamente, esta dissertação dialoga com as preocupações da linha de pesquisa História e Regionalidades do PPGH-UFPB, ao abordar essas questões como vinculadas às escolhas políticas sobre a (re)definição da Paraíba no circuito capitalista global.
Abstract: In a conjuncture marked by clientelism and conflicts between sectors of the dominant class for the direction of hegemonic power of the state, the attempt to restructure the Porto do Capim in the 1920s presented itself as a paradise of easy business, characterized by the diversion of public funds. Inserting itself in the first phase of capitalist modernization in Parahyba, port works were carried out in a context of attempts to order and sanitize a city that, as mentioned by Mario de Andrade (1929), was and continued to be "disassembled with everything mixed in". During this process, central peripheries continue to emerge in the city's dens through streets and alleys marked by the daily practices of the working class, which in turn reject high modernization. Thus, it is precisely with the objective of investigating Porto do Capim as a space for workers that this dissertation is structured. For this purpose, based on the theoretical-methodological propositions of "history from below" and, more specifically, of the English historian E. P. Thompson (1981, 1987, 1997, 1998 and 2001), we analyzed some historical sources, notably newspapers and periodicals (O Norte, O Jornal, A União and Diário de Pernambuco), photographs (Acervo do Porto de Cabedelo) and various documents from the State and private business associations, such as telegrams from the Commercial Association of Paraíba, Reports from the President of the Province of Paraíba, Reports on Transport and Public Works in Paraíba and the Code of Postures of the City of Parahyba do Norte. Through the crossing of sources and bibliographic materials, our analysis advanced in a series of considerations about Porto do Capim and the working class linked to it, as well as listing other points for the development of future investigations. In this sense, it aims to be another historiographic contribution to the historical understanding of class conflicts experienced in urban modernization processes, often concealed in hegemonic discourses of historical cultures that disregard their effects on subaltern classes. Specifically, this dissertation dialogues with the concerns of the History and Regionalities research line of the PPGH-UFPB, by addressing these issues as linked to political choices about the (re)definition of Paraíba in the global capitalist circuit.
Palavras-chave: História - Paraíba - Século XX
Parahyba - Cidade
Porto do Capim
Classe trabalhadora
Modernização urbana
History - Paraíba - 20th Century
Parahyba - City
Working class
Urban modernization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27985
Data do documento: 22-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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