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metadata.dc.type: TCC
Title: Considerações sobre o ensino da língua: as relações das funções executivas com a leitura do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Amaral, Raphaella do Nascimento Gonçalves Lins do
metadata.dc.contributor.advisor1: Minervino, Carla Alexandra S. Moita
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais há teorias significativas na área de ensino da língua, provenientes de estudos no campo da linguística, educação, psicologia e neurociência. Conquanto, no campo das práticas os progressos ainda são insuficientes, tal que, as exigências são baseadas nas perspectivas estruturalistas de ensino, na maioria das escolas, onde se esquece de levar em consideração o desempenho cognitivo e as habilidades leitoras do aluno. Neste aspecto, o presente trabalho foi elabora sob a ótica da reflexão, para analisar as práticas de ensino da língua portuguesa na escola pública, e o direcionamento tomado, parte de uma abordagem simples sobre o letramento avaliativo, auxiliado por pesquisas que envolvem estudos contínuos para que o ambiente escolar se torne eficiente, atendendo a todas as demandas educacionais, com um olhar observador. Assim, as escolhas dos conteúdos são por base: da linguística, psicologia e das pesquisas da neurociência (interfaces das funções executivas) segundo o modelo sugerido por Diamond e em pesquisas que compreendem o pensamento da psicologia da aprendizagem de Telma Pantano e Zorzi. Igualmente, parte do pressuposto de que a “língua se realiza no uso das práticas sociais” (Igedore Koch, 2007), em que os indivíduos se apropriam da língua a partir de suas cognições (texto/leitura/sentido) e experiências externas, uma questão teórica destacada também por Vygotsky (1942), afirmando que a linguagem se transforma em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles, ou seja, se torna importante que o indivíduo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui, em situações linguisticamente significativas, e para isso a aprendizagem tem que ser um fato. Para avaliação das funções executivas foram utilizados: Testes de Trilha, Teste de Atenção por Cancelamento (Seabra & Dias, 2010) e Dígitos (Natale, et al., 2008 apud Dias, 2016); para o processamento quanto a leitura, foi utilizado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudo-palavras (Seabra & Capovilla, 2010), como também a Prova de Escrita sob Ditado (versão reduzida) - (Seabra et al., 2013). Essas atividades foram realizadas com crianças do 5º ano da Escola de ensino fundamental da UFPB.
Abstract: Nowadays there are significant theories in the field of language teaching, from studies in the field of linguistics, education, psychology and neuroscience. Although, in the field of practice, progress is still insufficient, such that the demands are based on the structuralist perspectives of teaching in most schools, where one forgets to take into account the student's cognitive performance and reading abilities. In this aspect, the present work was elaborated from the point of view of reflection, to analyze the teaching practices of the Portuguese language in the public school, and the direction taken, part of a simple approach on evaluative literacy, aided by research involving continuous studies to That the school environment becomes efficient, attending to all educational demands, with an observant eye. Thus, content choices are based on linguistics, psychology and neuroscience research (interfaces of executive functions) according to the model suggested by Diamond and on research that includes the thinking of the learning psychology of Telma Pantano and Zorzi. Likewise, it assumes that "language is realized in the use of social practices" (Igedore Koch, 2007), in which individuals take language from their cognitions (text/reading/sense) and external experiences, theoretical question also highlighted by Vygotsky (1942), stating that language is transformed into self-knowledge through action on them, that is, it becomes important that the individual can expand his ability to use the language and acquire others that he does not possess , In linguistically significant situations, and for this learning has to be a fact. In order to evaluate the executive functions, the following tests were used: Trail Tests, Attention Cancellation Test (Seabra & Dias, 2010) and Digits (Natale, et al, 2008 apud Dias, 2016); (Seabra and Capovilla, 2010), as well as the Writing Test under Dictation (reduced version) - (Seabra et al., 2013). These activities were carried out with children of the 5th grade of the UFPB Elementary School.
Keywords: Língua portuguesa - Ensino
Leitura
Funções executivas
Linguagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2799
Issue Date: 29-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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