Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2801
Tipo: TCC
Título: A importância do fazer docente e da mediação na construção do saber literário
Autor(es): Bezerra, Thárcila Ellen Aires
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: O trabalho em pauta tem por objetivo apresentar diferentes formas de ler/estudar o texto literário via análise da mediação realizada em uma sessão de treinamento do Programa de Antropologia Literária e Habilidades Sociais Educativas (PALHSE) para alunos dos cursos de Letras da Universidade Federal da Paraíba, no ano de 2014. Como resultado, a partir da descrição da mediação na sessão, pode-se fazer uma extrapolação para a sala de aula, por ser uma situação similar. Para tanto, nos baseamos na articulação entre a Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996, 1999a, 1999b) e a Teoria Histórico-Cultural, de Lev Seminovich Vygotsky (1989) apresentada por Santos (2009). Assim sendo, o professor deve se interessar por seus leitores em formação e ter em mente a importância das diferentes dimensões de mediação no processo da leitura literária. Diante disso, a presente pesquisa se mostra relevante para educadores, especificamente, da área de literatura, por apresentar estratégias para ensiná-la. A mediação realizada na sessão supracitada buscou preparar os participantes para a leitura do texto literário. A partir disso, observamos a influência positiva da mediação, feita pelo professor, aluno e também pelo texto, a fim de tornar a aprendizagem significativa.
Abstract: The objective of this paper is to analyse the intervention realized in a training session of the Anthropology Literary and Educational Social Skills Program (ALESSP) for students of ―Letras‖ from the Federal University of Paraíba in 2014, as a form to present different ways to work with literary texts. As a result, from the description of the session, a projection for the classroom can be made, for it is a similar situation. For this, we have based our studies in, based on the articulation between Wolfgang Iser's Theory of Aesthetic Effect (1996, 1999a, 1999b) and the Historical-Cultural Theory, by Lev Seminovich Vygotsky (1989) and presented by Santos (2009). Thus, the teacher should be interested in his / her readers in formation and have in mind the importance of the different dimensions of mediation in the process of literary reading. Therefore, the present research is relevant for educators, specifically in the area of literature, since it presents strategies to teach it. The intervention realized in the session had the objective to prepare the participants to the reading of the literary text. Thereafter, the positive influence of the intervention made by the teacher, students and by the text was observed, in order to make the knowledge significant.
Palavras-chave: Interação
Mediação
Teoria do Efeito Estético
Teoria Histórico-Cultural
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2801
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEAB21072017.pdf863,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons