Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28012
Tipo: | TCC |
Título: | Narrativas de estagiários : um olhar sobre o estágio supervisionado de letras |
Autor(es): | Rufino, Amanda Jose |
Primeiro Orientador: | Lima, Fernanda Barboza de |
Resumo: | Ao ingressar no curso de letras, o aluno é inserido em uma série de discussões sobre a linguagem e sobre as formas de ensiná-la. A disciplina de Estágio Supervisionado, além de promover e ampliar essas discussões, proporciona ao aluno a oportunidade de experienciar reflexões e ações que direcionam a sua prática, de uma forma que se alinhe a essas discussões, tornando-se, então, o momento ideal para se analisar as novas metodologias utilizadas na prática docente. Pensando em refletir sobre essas questões, o presente trabalho teve como objetivo compreender as vivências do aluno/estagiário do curso de letras no estágio supervisionado enquanto observador e enquanto intervencionista. O corpus da pesquisa é formado por dez relatórios de estágio elaborados na fase de observação de aulas de Língua Portuguesa (documentos exigidos na disciplina de Estágio Supervisionado I) e dez relatórios de ministração de aulas de Língua Portuguesa (documentos exigidos na disciplina de Estágio Supervisionado III) produzidos pelos mesmos estagiários nas duas fases. Podemos dizer, então, que se trata de pesquisa de abordagem qualitativa, que teve por procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Como referencial teórico, utilizamos, além dos textos dos PCN (1999) e BNCC (2016), de obras de teóricos como Orlandi (2012), Kleiman (2012), Marcushi (2008), Antunes (2003, 2007, 2009, 2010), entre outros estudiosos que debatem a formação docente e os processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Como resultados finais, observamos que duas questões principais se revelam: o aluno/estagiário compreende a importância das teorias para fundamentar suas práticas docentes, contudo, reconhece que a ausência de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem durante o seu próprio ensino básico torna mais difícil converter os conhecimentos adquiridos em práticas metodológicas de um novo fazer docente. |
Abstract: | Upon entering the languag escourse, the studentis inserted in a series of discussions about the language and the ways to teach it. The Supervised Internship discipline, in addition to promotin gand broadening these discussions, provides the student with the opportunity to experiencer eflection sandactions that guide their practice in a way thataligns with these discussions, thus becoming the ideal time for them to analyze the new methodologie sused in teaching practice. It was in order to understand these new practices that there search The place of supervised internship in the training of the Portuguese Language teacher, ai med to understand the experiences of the student / intern of the course of languages in the supervised internship, see king to understand how the student be haves as na observer (beginning of internship) and as intervention ist (final stage of internship). The research corpus consists of tem internshi preports prepared in the observation phase of Portuguese Language classes (documents required in the Supervised Internship I discipline) and tem reports of teaching Portuguese Language classes (documents required in the Supervised Internship III discipline). We can say, then, that this is a qualitative approach research, whose procedures were bibliographi cand documentary research. As a theoretical reference, we use, besides the texts of PCN (1999) and BNCC (2016), works of theorists such as Orlandi (2012), Kleiman (2012), Marcushi (2008), Antunes (2003, 2007, 2009, 2010), among other scholars who discuss teacher education and theteaching-learning processes of the Portuguese language. As final results, we have observed that two main questions are revealed: the student / trainee understands the importance of the oriesto support their teaching practices, how ever, recognizes that the absence of a sociointeractionist perspective of language during their own basic education makes it difficult to convert acquired knowledge in methodological practices of a new teaching practice. |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Estágio supervisionado formação docente |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28012 |
Data do documento: | 18-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmandaJoseRufino__TCC.pdf | TCC | 902,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AmandaJoseRufino__TERMO.pdf | TERMO | 282,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons