Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28094
Tipo: TCC
Título: As vertentes da narrativa e a heterossexualidade compulsória acerca do jogo The Last of Us Part II (2020) e suas personagens principais.
Autor(es): MARROQUIM, MARIANA FRANZ
Primeiro Orientador: Gomes., Renata Gonçalves
Resumo: The Last of Us Part II (2020) é um jogo de aventura e survival horror (sobrevivência e horror, em português), continuação direta do primeiro jogo homônimo da franquia lançado em 2013. O jogo traz como personagens principais Ellie e Abby em um conflito dentro da narrativa. Usando principalmente das teorias de narrativa de Antonio Candido (2009) e José L. Fiorin (1999), e da teoria feminista de Adrienne Rich (1980) sobre heterossexualidade compulsória e existência lésbica, esse trabalho analisa como The Last of Us Part II apresenta sua narrativa e engloba Ellie e Abby a ela, procurando se essas personagens podem ser descritas como profundas e inesperadas, e criando um jogo de espelho entre elas. Além de mostrar como a heterossexualidade compulsória se encaixa dentro e fora dessa narrativa e como isso acontece. Ao final, queremos chegar em um entendimento mais profundo do enredo e de suas personagens, mostrando como um jogo de videogame pode ser utilizado como objeto de pesquisa.
Abstract: The Last of Us Part II (2020) is an adventure-action and survival horror game that continues the story of the first game from The Last of Us franchise, released in 2013. The game brings its main characters, Ellie and Abby, into a conflict inside the narrative. Using mainly the narrative theories of Antonio Candido (2009) and José L. Fiorin (1999), and the feminist theory of Adrienne Rich (1980) about compulsory heterosexuality and lesbian existence, this paper analyzes how The Last of Us Part II presents its narrative and includes Ellie and Abby to it, searching if these characters could be described as 'deep' and 'unexpected' also creating a mirror game between them. In addition, we are exploring how compulsory heterosexuality fits inside and out of this narrative and how this happens. In the final analysis, we want to show a deeper understanding of the plot and its characters, manifesting how a video game can be used as a research object.
Palavras-chave: Teoria da Narrativa. Heterossexualidade Compulsória. Videogames. The Last of Us Part II.
Narrative Theory. Compulsory Heterosexuality. Video games. The Last of Us Part II
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28094
Data do documento: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA FRANZ MARROQUIM.pdf906,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.