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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28111
Tipo: TCC
Título: POR QUE DEIXAMOS PARA DEPOIS? EXPLICANDO A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA PERSONALIDADE E DAS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS
Autor(es): Lima, Tamires Almeida da Costa
Primeiro Orientador: DA FONSECA, Patrícia Nunes
Resumo: A procrastinação acadêmica refere-se ao adiamento proposital de demandas relacionadas ao contexto universitário, que deixam de ser cumpridas em tempo adequado ou são realizadas de última hora. O presente estudo tinha por objetivo verificar a influência dos traços de personalidade e das variáveis sociodemográficas na procrastinação acadêmica de estudantes universitários. Para tanto, contou com uma amostra de 251 estudantes universitários, sendo 80,1% instituições públicas e 19,9% particulares dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco, com idade variando entre 18 e 52 anos (M=idade = 21,79; DP= 4,24). Os resultados indicaram relações negativas entre os traços de personalidade extroversão ( r = -0,39; p < 0,01) e conscienciosidade ( r = -0,25; p < 0,001). Além disso, verificou-se que o neuroticismo se relacionou positivamente ( r = 0,30; p < 0,001) com procrastinação acadêmica. Entre as variáveis sociodemográficas, a idade foi a única que contribuiu de forma significativa ( β = -0,14, t = -2,603, p < 0,01). Assim, conclui-se que pessoas mais conscienciosas e extrovertidas demonstram menos comportamentos de procrastinação, ao passo que indivíduos com níveis mais altos de neuroticismo apresentam mais. Quanto ao fator sociodemográfico idade, pessoas mais jovens tendem a procrastinar mais. A partir desses achados sobre os fatores da personalidade e a procrastinação acadêmica, é possível pensar em propostas de intervenção junto a grupos de universitários considerando o papel da personalidade na relação com a procrastinação acadêmica, favorecendo assim, a criança de medidas que visem promover a saúde e o bem-estar dos estudantes.
Abstract: Academic procrastination refers to the purposeful postponement of demands related to the university context, which fail to be fulfilled in a timely manner or are carried out at the last minute. The present study aimed to verify the influence of personality traits and sociodemographic variables on academic procrastination among university students. For that, it had a sample of 251 university students, being 80.1% public institutions and 19.9% private from the states of Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia and Pernambuco, aged between 18 and 52 years old (M=age = 21.79; SD= 4.24). Results indicated negative relationships between extraversion (r = -0.39; p < 0.01) and conscientiousness ( r = -0.25; p < 0.001) personality traits. Furthermore, it was found that neuroticism was positively related (r = 0.30; p < 0.001) with academic procrastination. Among the sociodemographic variables, age was the only one that contributed significantly ( β = -0.14, t = -2.603, p < 0.01). Thus, it is concluded that more conscientious and extroverted people show less procrastination behaviors, while individuals with higher levels of neuroticism show more. As for the age sociodemographic factor, younger people tend to procrastinate more. From these findings on personality factors and academic procrastination, it is possible to think of intervention proposals with groups of university students considering the role of personality in relation to academic procrastination, thus favoring the child with measures that aim to promote health and the well-being of students.
Palavras-chave: Procrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.
Procrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.
Procrastinação acadêmica, Personalidade, Universitários.
Academic procrastination, Personality, College students
Academic procrastination, Personality, College students
Academic procrastination, Personality, College students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28111
Data do documento: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - História

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