Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo Mota da-
dc.date.accessioned2017-11-13T11:41:11Z-
dc.date.available2017-11-13T11:41:11Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2811-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the use of ProDeaf application in the teaching and learning process in a course of Libras in FUNAD - Integrated Center Foundation Of Support To People With Disabilities. Our study sought to observe, analyze and understand the possible interference of technology in learning process of students and teachers. We have adopted this work a qualitative and quantitative approach to participant exploratory research methodology, with data collected through questionnaires to teachers and students.This study did a date collected through questionnaires to teachers and students. Firstly sought to understand the perceptions of teachers and students the use of TICs in teaching Libras, in this sense, we consider and contemplate the use of a mobile application called ProDeaf as the main axis of our study. In generally in our analysis of the data, it was relevant to introduce the application in use for classes, on the other hand, we found out a lack of attention from educators about use of technologies as complementary shape or as decisive instrument for and in learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T11:41:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LMS04082016.pdf: 2684627 bytes, checksum: 450b6a7e742ce4127ab8dd9d8f518e3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T11:41:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LMS04082016.pdf: 2684627 bytes, checksum: 450b6a7e742ce4127ab8dd9d8f518e3b (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleO uso do aplicado prodeaf no processo de ensino aprendizagem no curso de libras na FUNAD-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a relevância da utilização do aplicativo ProDeaf no processo de ensino aprendizagem do curso de Libras da FUNAD – Fundação Centro Integrado De Apoio À Pessoa Com Deficiência. Nosso trabalho buscou observar, analisar e compreender possíveis interferências das tecnologias na aprendizagem de alunos e professores do curso de Libras. Adotamos neste trabalho uma abordagem qualitativa e quantitativa como metodologia de pesquisa exploratória participante, com dados coletados através da aplicação de questionários com professores e alunos. A priori procurou-se entender quais as percepções dos professores e alunos sobre a utilização das TICs no ensino de Libras, neste sentido consideramos e contemplamos o uso de um aplicativo para celular o ProDeaf como eixo principal de nosso estudo. Em nossa análise de dados verificou-se de forma geral, que foi relevante inserir o uso do aplicativo no para as aulas, por outro lado se verificou uma dada falta de atenção dos educadores para uso das tecnologias de forma complementar ou como instrumento fortuito e decisivo no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMS04082016.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons