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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28125
Tipo: TCC
Título: A MEDIAÇÃO E O DIREITO PROCESSUAL: UMA PERSPECTIVA COMPARADA AO DIREITO ESPANHOL (ESTUDO A PARTIR DA VIVÊNCIA DO INTERCÂM- BIO PELO PROGRAMA DE MOBILIDADE DA UFPB)
Autor(es): ALMEIDA, THAMARA MARIA DE MEDEIROS BORGES
Primeiro Orientador: Meirelles, Lenilma Cristina Sena de Figueiredo
Resumo: A presente Monografia tem como título ―A mediação e o Direito Processual: uma perspectiva comparada ao Direito Espanhol (estudo a partir da vivência do intercâmbio pelo Programa de Mobilidade da UFPB)‖ e objetiva abordar os Meios Adequados (ou alternativos) de Solução de Conflitos como prática importante a ser estudada na Universidade Federal da Paraíba. Dá- se enfoque à Mediação, tanto na perspectiva da teoria geral do processo, na sua utilização entre privados (relação cível), mas sobretudo no âmbito criminal, que se mostra tema sensível e ainda pouco explorado no ordenamento jurídico brasileiro. Como objeto de estudo na Uni- versidad de Granada, na Espanha, a Mediação tem importância na busca da justiça restaurati- va, amplificando a cultura de paz e diminuindo a polarização conflituosa que carrega a Justiça Formal. A metodologia utilizada consistiu 1) no estudo comparado a partir da experiência adquirida na Universidad de Granada, especialmente no âmbito do Direito Criminal, onde foi possível observar a eficácia dos meios extrajudiciais, bem como os novos caminhos trilhados ainda dentro do processo formal, que abrem espaço à mediação e conciliação; 2) na aborda- gem das doutrinas brasileira e espanhola; 3) na análise das legislações de ambos os países sobre o tema pesquisado e; 4) na análise das ementas curriculares de ambas as universidades. Ao longo da monografia, observou-se que a prática jurídica no Brasil, ainda muito concentra- da nos tribunais e procedimentos tradicionais, inicia um processo de visão mais dedicada à autocomposição, como a conciliação e a mediação. Ambos os métodos são eficientes na busca intrínseca da resolução de conflitos, que é focada na satisfação de todas as partes envolvidas no imbróglio. Nesta senda é que se concluiu (i) pela necessidade de uma abordagem mais profunda no meio acadêmico, inclusive na discussão acerca da metodologia aplicada na UFPB, cuja conclusão partiu da análise e comparação das respectivas ementas curriculares; (ii) referido aprofundamento técnico visa à preparação do aluno para atuar de forma eficaz tanto no mercado de trabalho, cada dia mais ávido por novos meios de resolução dos litígios, como também para exercer a função de sujeito ativo nos processos mencionados; (iii) neces- sidade de criar ambiente propício à discussão em torno da denominada justiça restaurativa, que por sua vez facilita a implantação dos métodos autocompositivos na Justiça formal e por fim; (iv) promover uma cultura de paz, com a demonstração dos benefícios e resultados satis- fatórios aferidos por toda a comunidade com a utilização da mediação.
Abstract: A presente Monografia tem como título ―A mediação e o Direito Processual: uma perspectiva comparada ao Direito Espanhol (estudo a partir da vivência do intercâmbio pelo Programa de Mobilidade da UFPB)‖ e objetiva abordar os Meios Adequados (ou alternativos) de Solução de Conflitos como prática importante a ser estudada na Universidade Federal da Paraíba. Dá- se enfoque à Mediação, tanto na perspectiva da teoria geral do processo, na sua utilização entre privados (relação cível), mas sobretudo no âmbito criminal, que se mostra tema sensível e ainda pouco explorado no ordenamento jurídico brasileiro. Como objeto de estudo na Uni- versidad de Granada, na Espanha, a Mediação tem importância na busca da justiça restaurati- va, amplificando a cultura de paz e diminuindo a polarização conflituosa que carrega a Justiça Formal. A metodologia utilizada consistiu 1) no estudo comparado a partir da experiência adquirida na Universidad de Granada, especialmente no âmbito do Direito Criminal, onde foi possível observar a eficácia dos meios extrajudiciais, bem como os novos caminhos trilhados ainda dentro do processo formal, que abrem espaço à mediação e conciliação; 2) na aborda- gem das doutrinas brasileira e espanhola; 3) na análise das legislações de ambos os países sobre o tema pesquisado e; 4) na análise das ementas curriculares de ambas as universidades. Ao longo da monografia, observou-se que a prática jurídica no Brasil, ainda muito concentra- da nos tribunais e procedimentos tradicionais, inicia um processo de visão mais dedicada à autocomposição, como a conciliação e a mediação. Ambos os métodos são eficientes na busca intrínseca da resolução de conflitos, que é focada na satisfação de todas as partes envolvidas no imbróglio. Nesta senda é que se concluiu (i) pela necessidade de uma abordagem mais profunda no meio acadêmico, inclusive na discussão acerca da metodologia aplicada na UFPB, cuja conclusão partiu da análise e comparação das respectivas ementas curriculares; (ii) referido aprofundamento técnico visa à preparação do aluno para atuar de forma eficaz tanto no mercado de trabalho, cada dia mais ávido por novos meios de resolução dos litígios, como também para exercer a função de sujeito ativo nos processos mencionados; (iii) neces- sidade de criar ambiente propício à discussão em torno da denominada justiça restaurativa, que por sua vez facilita a implantação dos métodos autocompositivos na Justiça formal e por fim; (iv) promover uma cultura de paz, com a demonstração dos benefícios e resultados satis- fatórios aferidos por toda a comunidade com a utilização da mediação.
Palavras-chave: Mediação Criminal
Justiça Restaurativa
Direito Penal
Direito Processua
Estado Democrático de Direito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28125
Data do documento: 15-Dez-2020
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