Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2814
metadata.dc.type: TCC
Title: Letramento crítico e PIBID letras-inglês na UFPB : um desafio numa proposta de leitura
metadata.dc.creator: Fernandes, Giselle Ribeiro dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiny, Francieli Freudenberger
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva apontar dificuldades que duas bolsistas do PIBID Letras - Inglês tiveram ao preparar uma atividade de leitura pela perspectiva do letramento crítico. Tal atividade, elaborada no mês de maio de 2015, deveria ser proposta a turmas de ensino médio na escola pública em que atuavam, localizada em João Pessoa, Paraíba. No aporte teórico, foram apresentados o Ensino Tradicional, o Ensino Comunicativo, a Pedagogia Crítica e o Letramento Crítico, a fim de perceber a especificidade que o letramento crítico traz para o ensino de língua estrangeira. A metodologia utilizada é composta pela análise de planos de aulas, acompanhados de um comentário das próprias bolsistas, e diários reflexivos. Foi proposta uma categorização dos objetivos e dos procedimentos metodológicos do plano de aula a fim de identificar características do Ensino Tradicional, Ensino Comunicativo, Pedagogia Crítica ou Letramento Crítico. Além disso, foram confrontadas menções sobre tal atividade no comentário manuscrito e no diário reflexivo das bolsistas. Os principais resultados foram perceber que nenhuma metodologia/filosofia de ensino funciona isoladamente, ou seja, a partir das dificuldades encontradas nas falas das bolsistas percebemos que as metodologias funcionam em parceria umas com as outras para assim construir um ensino eficiente.
Abstract: This paper aims to point out difficulties that two PIBID Letras-Inglês scholarship students had during a preparation of a reading activity combined with critical literacy. This activity, designed on the month of May 2015, should be purposed to high school groups, located in João Pessoa, Paraíba. In the theoretical framework it was presented the traditional approach, communicative approach, critical pedagogy and critical literacy, in order to perceive the specificity that critical literacy brings to foreign language teaching. The methodology consists of analysis of class plans, class comments and reflective diaries. It was purposed a categorization of the class plans objectives and methodological procedures to identify characteristics from traditional approach, communicative approach, critical pedagogy and critical literacy. Furthermore, mentions about this activity in their comments and in the reflective diaries were confronted with the class plans analysis. The main results were to perceive that no methodology/teaching philosophy works in isolation, that means, from the difficulties found in the students words we conclude that the methodologies work in association with each other to build an efficient teaching
Keywords: Letramento crítico
Leitura
Ensino médio
Ensino de Língua Inglesa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2814
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRSF20072016.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons