Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Rafael Cabral-
dc.date.accessioned2017-11-13T12:09:31Z-
dc.date.available2017-11-13T12:09:31Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2815-
dc.description.abstractThe Institutional Program for Scholarships for Beginning Teachers (Pibid) aims at offering teachers in initial education at university the possibility of going to basic education public schools. At the Federal University of Paraíba (UFPB - Campus I), the subproject English Letters (teacher education program), since the beginning of 2015, has focused on the inclusion of students with disabilities in the English classes of the municipal elementary school where the subproject is developed. In order to promote the inclusion of those students in the English classes, the teachers in initial education, participants of the subproject, have developed teaching activities and materials, as well as progress tests, so as to enable the access of those students to knowledge. Assuming that the work developed in the subproject has had significant impact on the initial teacher education process of the teachers involved, a qualitative research was conducted with six of the seven teachers-to-be who worked in the subproject in 2015 at the school, in order to verify which knowledge and skills could be developed in their formative process from working with students with disabilities. Therefore, this paper aims at presenting the referred piece of research and it covers the following topics: i) a brief historical context of educational inclusion in Brazil; ii) the theoretical framework that supported this work; iii) the methodology and the context in which research was conducted; iv) the results of the research. Data analyzed shows that the subproject provided an opportunity for an alternative formative process for participants. Thus, the hypothesis that the experience in the subproject English Letters caused significant impact on the initial teacher education of the participants of the subgroup is confirmed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-13T12:09:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RCP14022017.pdf: 749435 bytes, checksum: c46c4b5a204a1b5c72c903b5c7d16fe4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-13T12:09:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RCP14022017.pdf: 749435 bytes, checksum: c46c4b5a204a1b5c72c903b5c7d16fe4 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO PIBID Letras Inglês e a construção de conhecimentos docentes para a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Angélica Araújo de Melo-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva a inserção de estudantes da licenciatura em escolas públicas da educação básica. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I), o subprojeto Letras Inglês, desde o início de 2015, tem como foco a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de inglês na escola municipal de ensino fundamental atendida. Para promover a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de inglês, os professores em formação inicial participantes do subprojeto desenvolveram atividades pedagógicas, materiais didáticos e avaliações, de forma a facilitar o acesso desses alunos ao conhecimento. Partindo da hipótese de que esse trabalho no subprojeto causou impactos relevantes na formação docente dos bolsistas/ professores de inglês em formação inicial, foi realizada uma pesquisa qualitativa com seis dos sete bolsistas que atuaram durante todo o ano letivo de 2015 no subprojeto no ensino fundamental, com o objetivo de verificar que conhecimentos e competências puderam ser desenvolvidos no seu processo formativo, a partir do trabalho com os alunos com deficiência. Esse trabalho busca apresentar a referida pesquisa, abordando os seguintes tópicos: i) um breve contexto histórico da inclusão educacional no Brasil; ii) o aporte teórico que subsidiou esse trabalho; iii) a metodologia e o contexto no qual a pesquisa foi realizada; iv) os resultados da pesquisa. Os dados analisados demonstram que o subprojeto oportunizou um processo formativo diferenciado para os participantes. Dessa forma, confirma-se a hipótese de que a experiência no subprojeto Letras inglês causou impactos significativos na formação dos bolsistas deste subgrupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCP14022017.pdf731,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons