Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2815
Tipo: TCC
Título: O PIBID Letras Inglês e a construção de conhecimentos docentes para a inclusão de alunos com deficiência no ensino fundamental
Autor(es): Paulino, Rafael Cabral
Primeiro Orientador: Maia, Angélica Araújo de Melo
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva a inserção de estudantes da licenciatura em escolas públicas da educação básica. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I), o subprojeto Letras Inglês, desde o início de 2015, tem como foco a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de inglês na escola municipal de ensino fundamental atendida. Para promover a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de inglês, os professores em formação inicial participantes do subprojeto desenvolveram atividades pedagógicas, materiais didáticos e avaliações, de forma a facilitar o acesso desses alunos ao conhecimento. Partindo da hipótese de que esse trabalho no subprojeto causou impactos relevantes na formação docente dos bolsistas/ professores de inglês em formação inicial, foi realizada uma pesquisa qualitativa com seis dos sete bolsistas que atuaram durante todo o ano letivo de 2015 no subprojeto no ensino fundamental, com o objetivo de verificar que conhecimentos e competências puderam ser desenvolvidos no seu processo formativo, a partir do trabalho com os alunos com deficiência. Esse trabalho busca apresentar a referida pesquisa, abordando os seguintes tópicos: i) um breve contexto histórico da inclusão educacional no Brasil; ii) o aporte teórico que subsidiou esse trabalho; iii) a metodologia e o contexto no qual a pesquisa foi realizada; iv) os resultados da pesquisa. Os dados analisados demonstram que o subprojeto oportunizou um processo formativo diferenciado para os participantes. Dessa forma, confirma-se a hipótese de que a experiência no subprojeto Letras inglês causou impactos significativos na formação dos bolsistas deste subgrupo.
Abstract: The Institutional Program for Scholarships for Beginning Teachers (Pibid) aims at offering teachers in initial education at university the possibility of going to basic education public schools. At the Federal University of Paraíba (UFPB - Campus I), the subproject English Letters (teacher education program), since the beginning of 2015, has focused on the inclusion of students with disabilities in the English classes of the municipal elementary school where the subproject is developed. In order to promote the inclusion of those students in the English classes, the teachers in initial education, participants of the subproject, have developed teaching activities and materials, as well as progress tests, so as to enable the access of those students to knowledge. Assuming that the work developed in the subproject has had significant impact on the initial teacher education process of the teachers involved, a qualitative research was conducted with six of the seven teachers-to-be who worked in the subproject in 2015 at the school, in order to verify which knowledge and skills could be developed in their formative process from working with students with disabilities. Therefore, this paper aims at presenting the referred piece of research and it covers the following topics: i) a brief historical context of educational inclusion in Brazil; ii) the theoretical framework that supported this work; iii) the methodology and the context in which research was conducted; iv) the results of the research. Data analyzed shows that the subproject provided an opportunity for an alternative formative process for participants. Thus, the hypothesis that the experience in the subproject English Letters caused significant impact on the initial teacher education of the participants of the subgroup is confirmed.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Educação inclusiva
Formação docente
Ensino de inglês
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2815
Data do documento: 21-Dez-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCP14022017.pdf731,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons